ELEFANTE
“ Eu achei tudo muito bonito e legal: dos macaquinhos, da casinha, da floresta e da casa da Bruxa. Na nossa floresta feliz tinham bastante animais: elefante, zebra, tigre e porquinho. A Bruxa era do mal e veio para destruir a floresta aí veio um homem e ajudou os animais. Tudo ficou lindo de novo. Aí os bichinhos ficaram felizes, eles se ajuntaram na floresta, eles eram todos irmãos. A Bruxa não pode mais atrapalhar eles. Todos viveram felizes para sempre! Aprendi muitas coisas sobre os elefantes.
Isabeli Souza dos Reis | aluno(a)
“ Sou mãe de uma aluna da professora Maria Aparecida. Esse trabalho que ela vem desenvolvendo com seus alunos é um aprendizado que ajuda em todos os aspectos. O interesse dessas crianças é tão iluminado. Pude presenciar a mostra dos trabalhos e fiquei tão encantada com formas e gestos que deram no seu trabalho. Aquelas pinturas, colagens, tudo que planejaram e mostraram. De todos os trabalhos que visitei fiquei encantada com a demonstração da FLORESTA FELIZ através do projeto Elefante, me apaixonei de cara com cada gesto, cada detalhe que o pré II usou para contar uma história, foi inexplicável, muito bem apresentado. Pude notar em cada detalhe o que cada aluno fez, são tantas formas de expressões que me emocionei ao ver crianças tão doces querendo dar o melhor em suas apresentações. Parabéns a todos que tiveram esta iniciativa em criar este belo projeto.
Weslaine de Souza Leite | responsável
Pergunta Exploratória
Vamos assistir o filme e observar tudo o que acontece?
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa ocorreu de forma dinâmica através do Filme A FLORESTA FELIZ.
Objetivos
Conhecer as características dos seres vivos e comunicá-las de forma verbal e não verbal.
Comunidade de Aprendizagem
Veterinária: MARIA LUÍSA PARO OTTON
Articulação com o currículo
O dia a dia na turma é construído com sensibilidade e beleza. As crianças brincam, realizam investigações e, de forma interativa são provocadas a aprenderem. De maneira didática, os Campos de Experiências dialogam e os verbos conviver, conhecer, brincar, participar, explorar, aprender e conhecer-se são refletidos pelos adultos quando do desenvolvimento das ações cotidianas, onde, com a Pedagogia de Projetos, torna-se mais evidente estas expressões, porque nesta metodologia, as crianças agem como protagonistas e, como sujeitos de direitos. Com o projeto Elefante, as crianças revelaram o que sabiam e, também suas curiosidades, que foram explicadas pela veterinária Maria Luiza. Dentre as aprendizagens, destacaram-se: alimentação, tempo de vida, tamanho, família, habitat e convivência com outros animais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O processo assemblear ocorreu de forma democrática, onde as crianças mediante roda de conversa expressaram o interesse em estudar sobre o elefante.