Classificação: Identidade
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Identidade: tudo sobre mim! Depoimento: O projeto foi muito importante, pois os alunos começaram a ter mãos curiosidade sobre seu corpo e sobre as coisas que os rodeiam. Seguidamente o meu filho falava em asa o que aprenderam sobre o corpo e dizia com uma alegria muito grande. Foram muito importantes os animais de estimação e a medalha de guardião do meio ambiente. São atividades e ensinamentos que eles vão levar para a vida toda.
Dulciane Kammler | responsável
Pergunta Exploratória

Quem sou eu? De onde eu vim? Do quê eu gosto?

Expedição Investigativa

No dia 04 de abril de 2018, iniciamos uma atividade diferente com os alunos para sensibilizá-los a respeito do trabalho que seria desenvolvido: Primeiro foi preparado o local: uma cabine numa sala de aula onde foram colocados três espelhos de forma que a criança conseguia ver-se de todo o lado, inclusive atrás de si. Neste espaço foram colocadas também fotografias de cada um de quando eram bebês e de maiorzinhos (as fotografias já haviam sido pedidas para as famílias). Segundo, no dia dessa atividade foi feita uma roda de conversa questionando o que era expedição e o que era investigar, e por fim, o que era expedição investigativa. Construídos esses conceitos foi divulgada a atividade; As professoras prepararam um local bem legal para nossa expedição, mas não vamos contar o que tem lá. Cada um deverá entrar neste lugar e investigar o que tem lá com muita atenção. Não precisa ter pressa.

Objetivos

• Incentivar o autoconhecimento;
• Estabelecer o autoconhecimento e a construção identitária como processo constante e mutável;
• Compreender o crescimento humano (infância, adolescência e idade adulta) e as mudanças do corpo, o conceito de idade (juventude e velhice);
• Desenvolver consciência de suas histórias, origens e cultura;
• Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade;
• Trabalhar a linguagem oral e escrita;
• Desenvolver raciocínio lógico;
• Instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, vez etc.);
• Incentivar o respeito mútuo para com o outro, respeitando as diferenças de grupo, fenótipo, religião, etnia, gostos e opiniões e gênero (visando a construção de um futuro cidadão crítico e humanizado).
• Desenvolver conceitos de: em cima, embaixo, maior, menor, antes, depois, na frente, atrás, dentro, fora, mais alto, mais baixo,
• Re

Comunidade de Aprendizagem

comunidade escolar

Articulação com o currículo

-Reconhecimento das letras do alfabeto; reconhecimento dos numerais e relação número/numeral; Conceitos de: em cima, embaixo, maior, menor, antes, depois, na frente, atrás, dentro, fora, mais alto, mais baixo. Seriação de objetos e pessoas quanto a diferentes características. Identificar diferentes formas geométricas presentes na natureza e nos objetos criados pelo homem. Conhecer medidas de tempo. Desenvolver a audição e o respeito pelas falas de outros e pelas ordens e normas da escola. Desenvolvimento da linguagem oral e a expressão, superando a timidez normal da idade. Aprimorar a linguagem oral e a dicção das palavras. Desenvolver sua cidadania percebendo-se como participante do grupo em que está inserida. Desenvolver hábitos de cooperação e respeito. Desenvolver responsabilidade.
- Desenvolver hábitos de organização. Reconhecer estações do ano e vestimenta adequada. Estabelecer o autoconhecimento e a construção identitária (EU)


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente

Diretor
Marileusa Fátima Müller Baú

Turma
Pré A e Pré B

Número de alunos
37

Educadores
Maristela Teresinha zahner

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três Arroios

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES ARROIOS

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Sicredi.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professora Consuelo Piaia
Foi um tema muito importante, pois percebemos que as crianças não tem muita noção de si e do seu corpo. Com esse trabalho além dessas noções foi possível perceberem que apesar de sermos todos diferentes somos ao mesmo tempo, todos iguais. As fases da vida, a necessidade dos cuidados, primeiro da família e depois de si mesmo, os cuidados com o meio em que vivem foram aprendizagens construídas muito importantes e significativas. Além do físico, os valores e sentimentos também foram muito significativos para a formação dessas crianças.
Maristela Teresinha zahner | Professor(a)