Classificação: Educação e formação humana
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

BRINCANDO E DESPERTANDO PARA O MUNDO DA IMAGINAÇÃO “É importante saber que a escola adota estratégias e oportuniza aos nossos filhos a construção do conhecimento através do brincar e do faz-de-conta, pois é nesta fase que a criatividade desperta e quanto mais for estimulada mais a criança irá aprender e se desenvolver. Nossa gratidão por tudo o que proporcionaram ao João Pedro.”
“Não existem palavras para expressar nossa gratidão. Que vocês nunca percam a essência que faz com que diferenciem a Escola Pingo de Gente de outras escolas. O amor e a afetividade que tiveram com a nossa filha, a capacidade de ver em cada criança um ser único e que merece ser respeitado e amado. Minha eterna gratidão as professoras, direção e demais funcionários”.
Família do aluno João Pedro – Creche A e Família da aluna Milena – Creche B | responsável
Pergunta Exploratória

O que vocês veem neste espaço? Será que podemos brincar de alguma coisa com o que temos aqui?

Expedição Investigativa

Por se tratar de crianças pequenas, observadas outras situações cotidianas anteriores, organizou-se uma sala com diversas fantasias (roupas, perucas, máscaras, acessórios), maquiagens e brinquedos. As crianças foram convidadas a entrar na sala e então, após familiarizar-se com o ambiente, foram instigadas com a pergunta exploratória: O que vocês veem neste espaço? Será que podemos brincar de alguma coisa com o que temos aqui? E, aos poucos as crianças foram interagindo com os materiais e também com as outras crianças, podendo-se perceber que aquele momento estava sendo prazeroso.

Objetivos

 Instigar as crianças a desenvolverem a imaginação;
 Utilizar-se de diferentes situações e espaços para construir conhecimentos;
 Contribuir na formação da autonomia;
 Proporcionar espaços de integração e socialização;
 Oportunizar a vivencia do espirito de cooperação.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade de Aprendizagem diz respeito a projetos educativos que extrapolam os limites da escola, envolvendo toda a comunidade no processo de formação de seus indivíduos. É uma proposta de transformação social e cultural que envolve alunos, professores, pais e demais cidadãos locais na construção de um projeto educativo e cultural próprio, para educar a si, suas crianças, seus jovens e adultos. Neste sentido, a proposta permeia em contribuir na formação de cidadão criativos, autônomos, resilientes e capazes de atuar como lideranças positivas na sociedade.

Articulação com o currículo

A proposta possibilitou integrar as diferentes áreas do conhecimento. “Brincando e Despertando para o mundo da imaginação” oportunizou a construção de diferentes conhecimentos garantindo em cada atividade a ludicidade e a exploração do meio, possibilitando aos educandos situarem-se como agentes transformadores, tomando a capacidade de criatividade de cada um como base para agregar novos conhecimentos e contribuir na efetivação da proposta pedagógica da escola.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente

Diretor
Marileusa Fátima Müller Baú

Turma
Creche A e B

Número de alunos
30

Educadores
Professora Maria Cristina

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três Arroios

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES ARROIOS

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professora Consuelo Piaia
“Seguramente os trabalhos foram conduzidos de forma a contemplar de maneira ampla todos os direitos de aprendizagem dos educandos. Conseguimos “costurar” todas as propostas, visando sempre integrar a construção de conhecimento com a ludicidade e as brincadeiras, que é o objetivo maior da educação infantil, especialmente com crianças pequenas. Acredito que a forma como foram desenvolvidas as atividades e como foram conduzidas, especialmente as rodas de conversa, conseguimos estabelecer uma relação de afetividade e confiança, oque certamente proporciona a concretude do aprendizado do educando, e porque não dizer também do professor. Estou muito feliz com os resultados”.
Maria Cristina | Professor(a)