BRINCANDO E DESPERTANDO PARA O MUNDO DA IMAGINAÇÃO
“ “É importante saber que a escola adota estratégias e oportuniza aos nossos filhos a construção do conhecimento através do brincar e do faz-de-conta, pois é nesta fase que a criatividade desperta e quanto mais for estimulada mais a criança irá aprender e se desenvolver. Nossa gratidão por tudo o que proporcionaram ao João Pedro.”
“Não existem palavras para expressar nossa gratidão. Que vocês nunca percam a essência que faz com que diferenciem a Escola Pingo de Gente de outras escolas. O amor e a afetividade que tiveram com a nossa filha, a capacidade de ver em cada criança um ser único e que merece ser respeitado e amado. Minha eterna gratidão as professoras, direção e demais funcionários”.
Família do aluno João Pedro – Creche A e Família da aluna Milena – Creche B | responsável
Pergunta Exploratória
O que vocês veem neste espaço? Será que podemos brincar de alguma coisa com o que temos aqui?
Expedição Investigativa
Por se tratar de crianças pequenas, observadas outras situações cotidianas anteriores, organizou-se uma sala com diversas fantasias (roupas, perucas, máscaras, acessórios), maquiagens e brinquedos. As crianças foram convidadas a entrar na sala e então, após familiarizar-se com o ambiente, foram instigadas com a pergunta exploratória: O que vocês veem neste espaço? Será que podemos brincar de alguma coisa com o que temos aqui? E, aos poucos as crianças foram interagindo com os materiais e também com as outras crianças, podendo-se perceber que aquele momento estava sendo prazeroso.
Objetivos
Instigar as crianças a desenvolverem a imaginação;
Utilizar-se de diferentes situações e espaços para construir conhecimentos;
Contribuir na formação da autonomia;
Proporcionar espaços de integração e socialização;
Oportunizar a vivencia do espirito de cooperação.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade de Aprendizagem diz respeito a projetos educativos que extrapolam os limites da escola, envolvendo toda a comunidade no processo de formação de seus indivíduos. É uma proposta de transformação social e cultural que envolve alunos, professores, pais e demais cidadãos locais na construção de um projeto educativo e cultural próprio, para educar a si, suas crianças, seus jovens e adultos. Neste sentido, a proposta permeia em contribuir na formação de cidadão criativos, autônomos, resilientes e capazes de atuar como lideranças positivas na sociedade.
Articulação com o currículo
A proposta possibilitou integrar as diferentes áreas do conhecimento. “Brincando e Despertando para o mundo da imaginação” oportunizou a construção de diferentes conhecimentos garantindo em cada atividade a ludicidade e a exploração do meio, possibilitando aos educandos situarem-se como agentes transformadores, tomando a capacidade de criatividade de cada um como base para agregar novos conhecimentos e contribuir na efetivação da proposta pedagógica da escola.