RESGATANDO A HISTÓRIA ATRAVÉS DAS RELÍQUIAS
“ Gostei muito de participar do projeto “O Mundo das Relíquias”. Colocamos em prática nossas criatividades, um ouvindo a opinião do outro. Aprendemos sobre nossos antepassados, conhecemos um pouco de como eles viviam, era mais difícil do que hoje porque não tinha transportes nem comunicação como temos hoje. Amei o projeto e também amei conhecer o museu de Mariano Moro.
Thaís Sbardelott 4º ano | aluno(a)
“ Achamos que o trabalho que nossos filhos fizeram foi ótimo. Além de nós pais conhecer coisas antigas, os alunos trabalharam para ter o conhecimento dessas relíquias. A Árvore Genealógica foi um trabalho bem elaborado, mas teve alunos que podiam ter pesquisado mais para completar a Árvore, assim conhecendo seus antecedentes.
Arlete Schweitzer mãe da Stéfani, 4º ano | responsável
Pergunta Exploratória
Que história tem esse lugar? O que tem, o que mais me chamou atenção e o que mais gostei nesse lugar?
Expedição Investigativa
Expedição investigativa na Casa De Memória e Cultura de Mariano Moro, Moinho Tresarroiense de Três Arroios, Galeria de fotos da Maratona Fotográfica na Casa da Cultura de Três Arroios.
Objetivos
- Estudar a história dos objetos considerados antigos para conhecer e preservar a cultura de seus antepassados.
- Relacionar os objetos antigos com a evolução e aplicação da tecnologia, nos dias atuais.
- Descobrir o passado de seus antepassados e de suas próprias origens.
- Despertar o interesse em conhecer sua própria história de origem e sua importância na formação como cidadão.
- Refletir sobre o avanço tecnológico que os objetos sofreram ao longo do tempo.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar
Articulação com o currículo
Conhecimentos Linguísticos, Gêneros textuais, Jogos e Brincadeiras, Esportes, Ginásticas e Eventos; Sistema de numeração, operações de adição, subtração, multiplicação, divisão, situações-problemas, frações, decimais, medidas, geometria, estatísticas; A terra no Universo; O ambiente dos seres vivos. Nosso Universo, Planeta, Continente, País, Estado, Município. Formação Histórica e Recursos do Rio Grande do Sul. Tradições, normas, regras, respeito e valores humanos, ambientais e de todos os seres. Desenvolver responsabilidade. Desenvolver hábitos de organização.