Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Aprendendo com índices pluviométricos do município de Três Arroios Nesse ano, aprendi com o Programa A União Faz a Vida muitas coisas, como: o índice de chuva dos últimos 25 anos do município de Três Arroios, algumas dicas para economizar água, estados físicos da água, utilidade da água para a vida animal e vegetal, de onde vem a água que consumimos, ciclo da água na natureza. Na matemática, calculamos, resolvemos contas de mais, menos, vezes e dividido, números pares e impares, ordem crescente, decrescente, problemas, dobro, triplo, metade e outras coisas mais a partir dos índices de chuva. Esse ano de aprendizado no 3º ano foi espetacular, mágico e cheio de alegrias.
Micheli Müller Baú | aluno(a)
O trabalho sobre índices pluviométricos foi muito interessante, pois fez com que a nossa filha obtivesse muitos e novos conhecimentos sobre a importância da água. Com o pluviômetro aprendeu sobre precipitação de chuva, dos índices do nosso município nos últimos anos. Teve conhecimento sobre os estados físicos da água e outros. Foi um projeto que teve envolvimento de toda família com seu desenvolvimento, os conhecimentos passou da escola e alcançou toda população do nosso município.
Evandra Savegnago Ritter | responsável
Pergunta Exploratória

O que você vê, ouve, sente e cheira neste local?

Expedição Investigativa

A expedição foi registrada através de desenhos, produções de textos, relatos escritos e verbais.

Objetivos

- Identificar os índices de chuva dos últimos 25 anos no município;
- Reconhecer a importância do pluviômetro e sua utilidade;
- Conhecer a importância da agua para nossa vida, dos animais e vegetais;
- Conhecer e entender o ciclo da agua na natureza;
- Identificar formas de economia de água;
- Conhecer e valorizar o trabalho da agricultura, assim como outras profissões.
- Explorar os conteúdos matemáticos do 3º ano, partir dos números dos índices de chuva do município.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade escolar.

Articulação com o currículo

O que querem saber:ler com fluência e dicção. Conhecer diferentes tipos de textos; Ouvir com atenção.
- falar com desinibição e fluência; produzir textos de diferentes gêneros com coerência e coesão, usando linguagem mais perto da padrão possível. Resolver as quatro operações fundamentais; Desenvolver atitudes de respeito e responsabilidade. Desenvolver a organização. Desenvolver a cidadania; Água no planeta Terra; Água e abastecimento de água no município
Identificar para que a água é utilizada ( uso doméstico, agricultura, pecuária, indústria, etc.); Reconhecer o Ciclo da água; Identificar os estados físicos da água na natureza; Conhecer os índices de chuva no município de Três Arroios; Interpretação de mapas com a previsão do tempo; verificar a relação dos seres humanos com a água em diferentes momentos da história; Importância da preservação das reservas de água do nosso planeta
- Perceber que a zona urbana de nosso município foi criada nesse espaço, devido a existência dos rios que cortam a cidade, além do nome do município estar associado a existência de três rios.


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes

Diretor
Neivo Rektenvald

Turma
3º ano – 39

Número de alunos
10

Educadores
Marileusa Fátima Müller Baú

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Três Arroios

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE TRES ARROIOS

Apoiadores
Direção da escola.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professora Consuelo Piaia
O trabalho desenvolvido foi muito gratificante, gostei dos resultados, pois alcançaram os objetivos propostos. A partir de um instrumento (pluviômetro), o trabalho de um ano todo pode ser desenvolvido. As crianças foram participativas, assim como suas famílias, pois também tinham a tarefa de anotar no “Mapa de anotações”, o índice de chuva a partir da instalação do seu pluviômetro em casa. Os conteúdos de matemática foram desenvolvidos a partir dos índices de chuva, o que fez com que ouvesse maior interesse. O envolvimento das crianças e famílias nas atividades tornaram o projeto significativo para todos.
Marileusa Fátima Müller Baú | Professor(a)