Formas alternativas de cura.
“ “A minha opinião é que não é necessário usar sempre os remédios que os médicos recomendam e sim, tomar chá.
Gostaria de aprender mais sobre a planta Mil em Rama, uma planta desconhecida, mas que ajuda muito.
Gostei de interagir com todos, de apresentar um trabalho como esse.”
“ A nossa opinião sobre o trabalho é de que aprendemos muito mais fora da sala, interagimos com as outras turmas e colegas, nos dedicamos para apresentar bem, uma coisa que eu quero que continue, é que a gente fique com a mesma planta, para aprender mais a fundo sobre uso dela. Entre tudo, gostei muito do trabalho.”
Manoela De Marchi e Lara Ahlert de Castro | aluno(a)
Pergunta Exploratória
As plantas curam?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi planejada a partir da construção do Horto Medicinal ou Relógio do Corpo Humano, onde cada turma da escola ficou responsável pelo plantio do chá referente ao seu horário de funcionamento, ou seja, o 6º ano teve como incumbência o plantio do Alecrim, cujo funcionamento é mais eficaz no horário das 6 horas.
A expedição investigativa foi realizada com todos os alunos do turno da manhã e tarde, iniciada com uma palestra com a extensionista da EMATER local, Edi Sandry, que discorreu sobre a função do Horto Medicinal, a função de cada espécie de planta medicinal que faz parte deste horto, assim como os efeitos colaterais delas. Em seguida, houve a parte prática, ou seja, o plantio das mudas de chá.
Objetivos
Estabelecer, juntamente com os alunos, parâmetros de aprendizagem e a busca por novos saberes, tanto na área cognitiva, quanto na área pessoal, emocional e humana, a fim de melhorar a convivência entre os indivíduos tanto na escola, quanto na sociedade e, também, perceber-se como parte atuante e modificadora dos espaços em que vive.
Comunidade de Aprendizagem
Professora Luísa Figueiró Parnow, Edi Sandry
Articulação com o currículo
- Leitura e interpretação de textos de pesquisas;
- Produção textual;
- Língua Estrangeira Moderna: Nomes de plantas, partes das plantas;
Ciências da Natureza:
As plantas existentes no Brasil( Amazônia)
Biodiversidade da Mata Atlântica
Espécies de plantas e animais ameaçados de extinção na Mata Atlântica
Ciências Humanas:
A contribuição dos indígenas na cura de muitas doenças.
As diferenças de plantas nas regiões do Beasil
Linguagens
Leitura e interpretação;
Oralidade;
Artistas, Poetas, Músicos,
Expressões Artísticas;
Língua Estrangeira Moderna.
Ciências da Natureza:
- Doenças modernas
Matemática:
- Estudo de gráficos sobre as doenças mais comuns nos dias de hoje.
Ensino Religioso:
- A paz e meditação como cura de muitas doenças.
Textos de pesquisas.
- Esporte e saúde
Ciências Humanas:
- Estilos de vida de cada região do país.
Ensino Religioso:
- A ansiedade
Ciências da Natureza:
- Estilo de vida e doenças contemporâneas.
- Prática alimentar saudável