Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Formas alternativas de cura. “A minha opinião é que não é necessário usar sempre os remédios que os médicos recomendam e sim, tomar chá.
Gostaria de aprender mais sobre a planta Mil em Rama, uma planta desconhecida, mas que ajuda muito.
Gostei de interagir com todos, de apresentar um trabalho como esse.”

“ A nossa opinião sobre o trabalho é de que aprendemos muito mais fora da sala, interagimos com as outras turmas e colegas, nos dedicamos para apresentar bem, uma coisa que eu quero que continue, é que a gente fique com a mesma planta, para aprender mais a fundo sobre uso dela. Entre tudo, gostei muito do trabalho.”
Manoela De Marchi e Lara Ahlert de Castro | aluno(a)
Pergunta Exploratória

As plantas curam?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi planejada a partir da construção do Horto Medicinal ou Relógio do Corpo Humano, onde cada turma da escola ficou responsável pelo plantio do chá referente ao seu horário de funcionamento, ou seja, o 6º ano teve como incumbência o plantio do Alecrim, cujo funcionamento é mais eficaz no horário das 6 horas.
A expedição investigativa foi realizada com todos os alunos do turno da manhã e tarde, iniciada com uma palestra com a extensionista da EMATER local, Edi Sandry, que discorreu sobre a função do Horto Medicinal, a função de cada espécie de planta medicinal que faz parte deste horto, assim como os efeitos colaterais delas. Em seguida, houve a parte prática, ou seja, o plantio das mudas de chá.

Objetivos

Estabelecer, juntamente com os alunos, parâmetros de aprendizagem e a busca por novos saberes, tanto na área cognitiva, quanto na área pessoal, emocional e humana, a fim de melhorar a convivência entre os indivíduos tanto na escola, quanto na sociedade e, também, perceber-se como parte atuante e modificadora dos espaços em que vive.

Comunidade de Aprendizagem

Professora Luísa Figueiró Parnow, Edi Sandry

Articulação com o currículo

- Leitura e interpretação de textos de pesquisas;
- Produção textual;
- Língua Estrangeira Moderna: Nomes de plantas, partes das plantas;
Ciências da Natureza:
As plantas existentes no Brasil( Amazônia)
Biodiversidade da Mata Atlântica
Espécies de plantas e animais ameaçados de extinção na Mata Atlântica
Ciências Humanas:
A contribuição dos indígenas na cura de muitas doenças.
As diferenças de plantas nas regiões do Beasil
Linguagens
Leitura e interpretação;
Oralidade;
Artistas, Poetas, Músicos,
Expressões Artísticas;
Língua Estrangeira Moderna.
Ciências da Natureza:
- Doenças modernas
Matemática:
- Estudo de gráficos sobre as doenças mais comuns nos dias de hoje.
Ensino Religioso:
- A paz e meditação como cura de muitas doenças.

Textos de pesquisas.
- Esporte e saúde
Ciências Humanas:
- Estilos de vida de cada região do país.
Ensino Religioso:
- A ansiedade
Ciências da Natureza:
- Estilo de vida e doenças contemporâneas.
- Prática alimentar saudável


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Coronel Finzito

Turma
7º ano

Número de alunos
11

Educadores
Karla Cristina Kehl, Enio Toebe, Aílton Solano Costa de Lima, Carin Ahlert de Castro, Véra Borella, Nehyta Cardoso Ramos, Dionéia Figueiredo Casarin.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
20ª CRE, SMECDT, EMATER, SICREDI

“ Como professora, percebi que, apesar das dificuldades em realizar projetos em conjunto com todas as disciplinas e professores, o resultado foi positivo. Isso porque percebeu-se que houve aprendizagem e foi dada mais autonomia aos alunos para que eles construíssem seu conhecimento através de buscas de conteúdos nas pesquisas realizadas. Muitas vezes não foi tão fácil conseguir com que eles expusessem suas curiosidades, talvez até por uma questão de falta de costume em partir-se do que os alunos querem saber e não o que os professores acham que eles devem saber.”