Valores iguais, cores diferentes!
Pergunta Exploratória
Somos todos iguais? Por quê?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu na APAE, onde os alunos conversaram com os funcionários, com os pacientes do local, conheceram as dependências e acharam bem diferente o lugar. Após os alunos se reuniram em grupos para conversar sobre a expedição.
Objetivos
O objetivo do projeto é incentivar a leitura, desenvolvendo a escrita, interpretação e oralidade através de temas relacionados a diversidade.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos e professores
Articulação com o currículo
Leitura Leitura sobre diversidade:
- Leitura de diversos materiais sobre o tema em sala de aula
Leitura Poesias:
- Recital de poesias criadas pelos alunos
- Confecção de um livro de bolso com as poesias
- Distribuição do livro de bolso na APAE e comunidade
Leitura Painel de notícias:
- Pesquisa de acontecimentos atuais e históricos
- Confecção de um painel com os acontecimentos do município
Leitura Contação de histórias integradas:
- Cada turma irá fazer uma contação de histórias para outra
Leitura Visitação na Escola Borges:
- Participação da Mostra Pedagógica
- Registro da Mostra através de ilustrações
- Caminhada com a APAE – Semana da pessoa com deficiência
Gincana sobre valores:
- Momento de brincadeiras com os alunos na escola
- Arrecadação de alimentos para levar na APAE
Música Musica:
- Explorar a letra das músicas
- Ensaio de uma música para apresentar no dia da família
Português/ Diversidade Sessão de cinema:
- Trabalho com filmes temáticos – Tainá 3 – A Origem e Sempre am
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa, os alunos se reuniram em grupos para conversarem sobre as respostas do questionário., definendo pelo tema do projeto.