Somos de todas as cores, temos os mesmos valores
Pergunta Exploratória
Para você, todas as pessoas são iguais? No que você acha que as pessoas são iguais? Em que as pessoas são diferentes?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu nas ruas da cidade, onde os alunos saíram para entrevistar as pessoas que encontravam, com as perguntas, somos iguais ou diferentes?
Objetivos
O projeto tem como objetivo trabalhar com os alunos as diferenças, tanto físicas, cultural, étnica e emocional.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, famílias e professora
Articulação com o currículo
História História individual:
- Mostra de objetos do patrimônio individual – resgate da história de cada aluno (trouxeram roupas de quando eram menores)
- Confecção da linha do tempo de cada aluno
Português Poesias:
- Interpretação pessoal
Direitos humanos Pedágio da amizade:
- Distribuição de materiais de divulgação do projeto
Direitos humanos/ Português/ Artes Slogan e logo do projeto:
- Confecção de um slogan / logo do projeto
Direitos humanos Visita a rádio local para divulgar o tema:
- Produção de texto para apresentar na rádio
Direitos humanos Visitação as entidades do município (APAE, Lar dos idosos):
Direitos humanos Recreio divertido:
- Grupo de alunos organizarem brincadeiras no recreio da escola
Direitos humanos Projeto Balanço inclusivo:
- Desenho do balanço
- Orçamento e protótipo do balanço
- Envio de um pedido formal para o Prefeito/ Vereadores
Direitos humanos Somando obrigados:
- Realizar boas ações para receber elogios e agradecimentos
Direitos humanos Abraço grátis
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição os alunos se reuniram em grupos para compilarem as respostas das entrevistas feitas na comunidade. Confeccionaram um painel com desenhos sobre as diferenças e assuntos a serem trabalhados.