“Chimarrão”
Pergunta Exploratória
“O que você sabe sobre chimarrão e erva mate?”
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada numa agropecuária da cidade, onde foi possível identificar muito material e ferramentas do uso do povo gaúcho.
Nossos alunos têm um conhecimento limitado dos usos e costumes da tradição gaúcha e da sua contribuição para a formação do RS.
Objetivos
Resgatar a tradição gaúcha, valorizando nossas raízes, oferecendo aos alunos do quinto ano a possibilidade de acesso a conhecimentos específicos sobre a erva-mate, suas propriedades terapêuticas e os valores agregados ao chimarrão.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professoras e comunidade
Articulação com o currículo
Português Leitura oral e escrita (será trabalhada a Lenda do Chimarrão);
“Chimarrão Literário” (acontecerá quinzenalmente uma roda de conversa onde cada alunos irá ler um texto ou uma poesia que fale sobre sobre o chimarrão – de sua autoria ou de autoria de outros autores- está ação poderá ser estendida para outros quintos anos de outras escolas)
Ciências Propriedades Terapêuticas da Chimarrão (pesquisa realizada na internet, com o médico do Posto de Saúde, para realizar posteriormente um debate entre a turma)
História Como preparar o chimarrão (com uma palestra com a Prenda Anna Julya , faremos uma oficina para aprender a fazer o chimarrão)
Artes A Lenda do Chimarrão (dramatização feita através da lenda para ser apresentada nas festividades da escola e na Semana Farroupilha, bem como em outras escolas)
Matemática
Leitura e interpretação de gráficos e tabelas (serão confeccionadas tabelas para exposição na escola, com dados referentes a pesquisa realizadas nas famílias sobre a i
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando retornamos da visita de estudos na agropecuária, nos reunimos em roda de conversa em sala de aula para os relatos orais e escritos sobre a visita. Decidimos então, realizar uma pesquisa sobre o Chimarrão e a erva mate.
Confeccionamos um cartaz em papel pardo, onde registramos o que sabíamos sobre a cultura do chimarrão e o que queremos saber sobre o que foi pesquisado/observado na visita.