“Músicas gaúchas, nativistas e tchê music”
Pergunta Exploratória
“Você gosta de música gaúcha?” “Porque?”
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada em momentos diversos, fizemos uma visita de estudos na Fruteira....para observação de produtos e utensílios usados pelo gaúcho. Realizamos um momento de observação com o instrutor de música Luiz Andrá e finalmente, visitamos a rádio da comunidade para que pudéssemos ver in loco como se processa a comunicação através de música.
Objetivos
Conhecer a música típica gaúcha, identificando os ritmos e os instrumentos do sul valorizando nossa cultura e nosso estilo de vida enquanto costumes e tradições.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professoras e comunidade
Articulação com o currículo
Português Leitura e Interpretação (lendas, músicas e poesias típicas);
Conhecendo e interpretando o Hino Rio Grandense; (sob a orientação do instrutor de música, iremos estudar o Hino e aprender a cantá-lo);
Releitura de obras de artistas gaúchos: Ex: Aparicio Silva Rilo, Barbosa Lessa, Fabricio Carpinejar, Caio Fernando Abreu... (os alunos estarão divididos em grupos para a realização de seminários sobre as obras lidas – uma vês por mês estarão selecionando uma obra para ler- e farão uma resenha para apresentar para as demais turmas e/ou turmas de outras escolas);
Pesquisa com as famílias sobre música gauchescas;
História
Releitura da Obra “Negrinho do Pastoreio” (pesquisa na internet e entrevistas com representantes dos Movimentos Gauchescos sobre essa lenda e musicá-la com o auxílio do Professor de música da escola);
Museu da Música Gaúcha (será realizado uma mostra de objetos e instrumentos musicais, fotos, letras de músicas e poesias, registros do Festival da Gauderiada da Canção
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando retornamos para a sala de aula, nos reunimos em roda de conversa para os relatos orais e escritos dos momentos de investigação que foi vivenciado.
Confeccionamos um cartaz, onde registramos o que sabíamos sobre música gaúcha e o que queremos saber.