Ervas medicinais e plantas puncs”
Pergunta Exploratória
“Vocês conhecem plantas que servem de remédio?” “Quais?”
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada em momentos diversos, na Agropecuária.... e na casa da Dona.....para um momento de explicação sobre chás caseiros.
Num outro momento fomos realizar uma entrevista no Instituto Farroupilha com professores especialistas em botânica.
A grande curiosidade deles girou em cima das “plantas puncs”, que são plantas que podem ser usadas como alimento.
Objetivos
Resgatar costumes antigos do uso de chás com ervas medicinais, valorizando os bens naturais que são regulamentadas e usadas tradicionalmente por gerações, dentre elas, também alguns exemplares de plantas Puncs.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professoras e comunidade
Articulação com o currículo
Português Leitura e interpretação (Produção de cartilhas explicativas sobre os chás, para um momento de partilha “Fazendo chá para as vovós, os alunos recepcionarão as avós na semana alusiva a elas para fazer o chá para as mesmas, elas trarão o bolo, está ação acontecerá com a ação do Pré “Recital de Poesias”)
Ciências Confecção de um dicionário etnobotânico (pesquisa para melhor conhecimento sobre as plantas medicinais com uma pesquisa/entrevista no Instituto Farroupilha);
Artes Oficina com as famílias (pesquisa na internet sobre a planta “Orai por Nós” (nome popular), serão convidadas pessoas das famílias para participarem da Oficina Ora-pró-nóbis -essa planta será utilizada para confecção de panquecas na escola, será necessário a ajuda da funcionária da cozinha para a elaboração dessa atividade)
54Matemática Realizando receitas: (estudo de medidas- dúzia e meia dúzia, de quantidades de liquido-litro, quilograma e grama, dobro, triplo...), juntar quantidades iguais, medidas de tem
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando retornamos para a sala de aula, nos reunimos em rodinha para os relatos orais e escritos sobre o que observamos nesses espaços.