“O Cavalo, amigo do homem”
Pergunta Exploratória
“O que as crianças fazem?” “O que as crianças podem fazer?” “Como será construído o novo saber?”
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada na Agropecuária....onde os alunos tiveram a oportunidade de observar os mais variados produtos e instrumentos utilizados pelo gaúcho nas lides do campo.
Objetivos
Proporcionar aos alunos ações que possibilitem conhecer as características do cavalo, a fim de que os alunos do primeiro ano construam conceitos sobre esse animal (sua alimentação, habitat, características e utilidades), e sobre os seres vivos em geral.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos , professoras e comunidade
Articulação com o currículo
Português Leitura e interpretação (acontecerá com história sobre seres vivos/animais, dos clássicos da literatura infantil, para ilustrar, serão confeccionados painéis com desenhos e colagens sobre as obras trabalhadas);
Mala de garupa (será confeccionada uma mala de garupa para servir de diário de bordo);
Video trabalhado mostrando as encilhas do cavalo;
História/Geografia Oficina de Costura (serão convidadas as avós e/ou amigas dos alunos para confeccionar uma mala de garupa , que os alunos levarão para casa uma vez por semana para que venha com alguma curiosidade sobre o cavalo - histórias, construção de brinquedo, gravuras, desenhos...
Palestra “De patas dadas” (orientações sobre os cuidados com os cavalos, com a Professora Fernanda do IFF);
Corrida dos cavalinhos (atividade que aconteceu contribuindo para o assunto pesquisado);
Matemática Histórias matemáticas (envolvendo adição e subtração);
Jogos matemáticos (atenção, concentração);
Confecção de gráfico (sinalizando os ani
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando retornamos para a sala de aula, nos reunimos em rodinha de conversa para os relatos orais e atividades plásticas do que mais gostaram da visita de estudos.