“Danças Gaúchas”
Pergunta Exploratória
“Você gosta de dançar?” “Quais músicas?”
Expedição Investigativa
Quando retornamos para a sala de aula, nos reunimos em rodinha de conversa para relatarmos o que observamos e o que mais gostamos de ver.
Pensamos num nome para o nosso projeto “Danças Gaúchas”
Os alunos realizaram os desenhos do que mais gostaram, fazendo um varal para apreciação dos mesmos.
Objetivos
Proporcionar aos alunos, o desenvolvimento da linguagem corporal e oral com atividades que envolvam a dança como meio capaz de ampliar as possibilidades de expressão emocional, social e cultural.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores e comunidade escolar
Articulação com o currículo
Português Leitura e interpretação (pesquisa realizada na Secretaria de Cultura do Município e GTGs, sobre os grupos de dança que existiram e existem, para organizar essas informações em um caderno, com textos explicativos –fundação, títulos conquistados, componentes....,)
Através desta ação, vamos divulgar à comunidade escolar, motivar os pais, e os envolvidos nos grupos de dança na construção/confecção deste caderno;
Criação do dicionário dos ditos populares gaúchos.
Artes Estudo sobre a indumentária gaúcha (com o apoio de parceiros, realizar entrevistas e pesquisas sobre a roupa do gaúcho, sua origem, influências, tendências...);
Confecção dos bonecos de papel e moldes das roupas típicas;
Realizar atividades plásticas retratando os centros gaúchos pesquisados e mapeados (história)
História Cartografia (ampliar o mapa do município, localizar os bairros e vilas fazendo uma legenda para orientação – mapear posteriormente os centros de tradições gaúchas existentes)
Ciências Pesquisa e
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando retornamos para a sala de aula, nos reunimos em rodinha de conversa para relatarmos o que observamos e o que mais gostamos de ver.