“Sala Lúdica - Fantoches”
Pergunta Exploratória
“O que as crianças fazem?” “O que as crianças podem fazer?” “Como será construído o novo saber?”
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada na sala de aula, com uma encenação usando fantoches de uma história infantil; “Maria vai com as outras” – Silvia Orthof .
Objetivos
Confeccionar brinquedos e jogos educativos, afim de proporcionar entretenimento e aprendizagem de forma interativa, compreendendo que materiais diversos podem ser reaproveitáveis, aos alunos do Maternal I e II da EMEI Cristo Educador.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores/as e comunidade
Articulação com o currículo
Linguagens e símbolos Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas;
Teatrinho de fantoches;
Estabelecer relação recíproca de confiança entre as professoras / alunos /família (histórias contadas por alguém da escola ou algum amigo dos alunos, priorizando sempre o lúdico);
“O grande rabanete”, através dessa história infantil, desenvolver uma encenação para ser apresentada ás outras turmas;
Contação de histórias (usando fantoches, que serão confeccionados com o auxílio de alguém da comunidade que tenha habilidades artísticas)
Expressão corporal(coordenação motora ampla/fina) Atividades orientadas:
Brincadeiras referentes à educação sensório motora (sentir e executar);
Desenvolver atividades viso manuais;
Dançar ao som de CDs;
Dança das cadeiras;
Pega-pega;
Pular;
Rolar;
Espreguiçar;
Mímica;
Orientação Temporal Espacial (antes/depois, atrás/na frente, no meio/entre, aberto/fechado, em pé/deitado/sentado, longe/perto;
Natureza e sociedade Contato físico com outras crianças
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o teatro, os alunos se reuniram em rodinha de conversa, para os relatos orais a respeito do que assistiram, realizaram desenhos daquilo que mais gostaram.