Viajando no mundo da leitura
“ Eu achei muito legal todas as atividades. Tinha carteira de identidade, também tinha a maquete, foi muito legal.
Ângelo Orso | aluno(a)
“ O projeto viajando pelo mundo da leitura despertou muitas curiosidades, motivação, foi um projeto bastante diferente, fazendo com que as crianças despertem suas criatividades de desenhar, pintar e suas imaginações. A Kauane adorou e ficou super empolgada.
Família da Kauane | responsável
Pergunta Exploratória
O que aprendemos com as histórias infantis?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu na biblioteca municipal de Paulo Bento. Além da visita à biblioteca municipal foi realizada uma atividade exploratória na biblioteca da escola, com posterior empréstimo dos livros. Durante a visita na biblioteca municipal e em sala de aula foi possível perceber o interesse e a curiosidade dos estudantes em relação ao mundo dos livros e da literatura.
Objetivos
• Estimular nos alunos o gosto e o hábito pela leitura;
• Despertar nos alunos a curiosidade e a busca por conhecimento, por meio da literatura;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Confrontar realidade e fantasia;
• Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais
presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
• Ampliar o vocabulário;
• Despertar o prazer em ouvir histórias.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, professores, professores e funcionários da escola e comunidade
Articulação com o currículo
Português: Leitura e escrita; Oralidade; Identificação das vogais e das consoantes; Produção de texto coletivo; Valorização da escrita como meio de comunicação; Trabalho com as letras: R no início das palavras (som forte), R intermediário (som brando), R no final da sílaba e RR; S inicial (som forte), S com som de Z, S em final de sílaba e SS; Ç; Número de sílabas numa palavra, ílaba inicial e sílaba final; Relação grafema-fonema. Matemática: Representação de quantidade; Unidade e dezena; Adição e subtração; Representação de quantidades (jogos); Estudo de formas geométricas (recorte, colagem e pintura); Gráficos; Grandezas e medidas. História: Nome; Entendimento de si mesmo e do outro; Identificação da singularidade de cada indivíduo; Características físicas; Trabalho em grupo; Famílias; Valorização de diferentes tipos de estrutura familiar. Geografia: Conhecimento de sua rua, bairro, município, estado, país, continente e planeta; Nossa classe; Nossa escola; A história da escola;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Inicialmente, o projeto seria realizado com diferentes histórias, de diferentes autores, porém, o interesse das crianças pela história do Marcelo foi tão surpreendente que os livros trabalhados foram todos da coleção do Marcelo, da autora Ruth Rocha. Primeiramente foi contada a história “Marcelo, marmelo, martelo”, depois “A família do Marcelo” e, na sequência, os livros “A escola do Marcelo”, “O livro dos números do Marcelo”, “A rua do Marcelo” e “O bairro do Marcelo”.