Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Viajando no mundo da leitura Eu achei muito legal todas as atividades. Tinha carteira de identidade, também tinha a maquete, foi muito legal.
Ângelo Orso | aluno(a)
O projeto viajando pelo mundo da leitura despertou muitas curiosidades, motivação, foi um projeto bastante diferente, fazendo com que as crianças despertem suas criatividades de desenhar, pintar e suas imaginações. A Kauane adorou e ficou super empolgada.
Família da Kauane | responsável
Pergunta Exploratória

O que aprendemos com as histórias infantis?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu na biblioteca municipal de Paulo Bento. Além da visita à biblioteca municipal foi realizada uma atividade exploratória na biblioteca da escola, com posterior empréstimo dos livros. Durante a visita na biblioteca municipal e em sala de aula foi possível perceber o interesse e a curiosidade dos estudantes em relação ao mundo dos livros e da literatura.

Objetivos

• Estimular nos alunos o gosto e o hábito pela leitura;
• Despertar nos alunos a curiosidade e a busca por conhecimento, por meio da literatura;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Confrontar realidade e fantasia;
• Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais
presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
• Ampliar o vocabulário;
• Despertar o prazer em ouvir histórias.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, professores, professores e funcionários da escola e comunidade

Articulação com o currículo

Português: Leitura e escrita; Oralidade; Identificação das vogais e das consoantes; Produção de texto coletivo; Valorização da escrita como meio de comunicação; Trabalho com as letras: R no início das palavras (som forte), R intermediário (som brando), R no final da sílaba e RR; S inicial (som forte), S com som de Z, S em final de sílaba e SS; Ç; Número de sílabas numa palavra, ílaba inicial e sílaba final; Relação grafema-fonema. Matemática: Representação de quantidade; Unidade e dezena; Adição e subtração; Representação de quantidades (jogos); Estudo de formas geométricas (recorte, colagem e pintura); Gráficos; Grandezas e medidas. História: Nome; Entendimento de si mesmo e do outro; Identificação da singularidade de cada indivíduo; Características físicas; Trabalho em grupo; Famílias; Valorização de diferentes tipos de estrutura familiar. Geografia: Conhecimento de sua rua, bairro, município, estado, país, continente e planeta; Nossa classe; Nossa escola; A história da escola;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Inicialmente, o projeto seria realizado com diferentes histórias, de diferentes autores, porém, o interesse das crianças pela história do Marcelo foi tão surpreendente que os livros trabalhados foram todos da coleção do Marcelo, da autora Ruth Rocha. Primeiramente foi contada a história “Marcelo, marmelo, martelo”, depois “A família do Marcelo” e, na sequência, os livros “A escola do Marcelo”, “O livro dos números do Marcelo”, “A rua do Marcelo” e “O bairro do Marcelo”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Valério Schillo

Diretor
Luci Claudia Wietrzykowski Goetems

Turma
1º Ano

Número de alunos
23

Educadores
Poliana Giaretton e Carolina Pierozan Sangali

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Paulo Bento

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PAULO BENTO

Apoiadores
Ligia Almeida, Irani dos Santos, Clareci Fátima Testolin, Alessandra Kreische e Janice Barato.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
O “novo” é sempre um desafio, pois nos tira da zona de conforto e nos faz pensar e repensar sobre determinado assunto e, nesse caso especificamente, nos faz refletir sobre a nossa própria prática pedagógica.
Eu vejo a realização deste projeto como o início de um trabalho que pode sim dar certo. Nós professores precisamos ter em mente que para que aprendizagem se torne significativa é necessário trabalhar interdisciplinarmente e, nesse ponto, o presente projeto veio a nos auxiliar para que possamos transformar nossa prática pedagógica em uma prática carregada de sentido e significado para nossos estudantes.
Juliana Souza de Abreu | Professor(a)