Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Consumo Consciente Achei muito interessante porque diminuindo o lixo a gente ajuda o planeta e o meio ambiente, e ainda podemos falar para outras pessoas não comprar tantas coisas industrializadas e consumir mais alimentos naturais.
Vitor | aluno(a)
Pergunta Exploratória

Por que há tanto lixo aqui?

Expedição Investigativa

A expedição aconteceu no dia 29/08/2018, na empresa Sul Eco (lixão), de propriedade do Sr. Juliano Wietzycoski. No local, os alunos observaram os diferentes tipos e lixo lá existentes. Pode-se perceber que os alunos gostaram da expedição, que despertou várias curiosidades no mesmos e sendo eles bem participativos.

Objetivos

• Trabalhar questões de consumo consciente;
• Demostrar que lixo não existe;
• Despertar a consciência sobre o reaproveitamento de materiais;

Comunidade de Aprendizagem

Juliano Wietzycoski

Articulação com o currículo

Português: Produções textuais, gêneros textuais, histórias infantis, leitura, compreensão textual, receitas, tradução de rótulos, fichamento de bulas de remédio.
Ciências: O que é o lixo, viver de modo saudável, as doenças que vem dos lixões, compostagem, plantio de sementes em sementeiras feitas de rolos de papel higiênico e caixa de ovos.
História: O lixo no passado.
Geografia: Destino do lixo.
Artes: Confecção de brinquedos utilizando lixo (bolas de meia, bilboquê), confecção de quadro com a 1º letra do nome usando lacres de latinhas.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Valério Schillo

Diretor
Luci Claudia Wietrzykowski Goetems

Turma
5º ano

Número de alunos
8

Educadores
Carmen Rosicler Duwe

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Paulo Bento

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PAULO BENTO

Apoiadores
SMED e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
O desenvolvimento do projeto oportunizou ampliar os conhecimentos sobre o assunto estudado, bem como despertou a consciência para o consumo consciente, ou seja, as crianças perceberam que podem consumir menos produtos industrializados, gerando assim menos lixo; consumir mais produtos naturais, mantendo assim uma boa saúde. É bastante relevante o fato de que as crianças puderam ver e tocar o adubo que é feito com o lixo orgânico; bem como do que eles mesmos podem produzir com os materiais recicláveis.
Carmen Rosicler Duwe | Professor(a)