“Sala Lúdica – Caixa Surpresa”
Pergunta Exploratória
“O que você mais gostou na sala visitada?” “Porque?”
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada em momentos diversos na sala de aula, dependências e entorno da escola.
Os alunos ouviram histórias diversas da literatura infantil e realizaram atividades plásticas retratando esses momentos.
Objetivos
Inserir o gosto e o prazer pela leitura, como forma de crescimento pessoal, criatividade, socialização e entretenimento.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, professores/as e comunidade
Articulação com o currículo
Linguagens e símbolos “Caixa Mágica” (a Caixa Mágica, contém em seu interior, muitos acessórios e livros de literatura infantil, a professora ou o aluno irá colocar a mão na caixa e pegará um objeto, com esse objeto em mãos, escolherá um livro de história para ser lido pela professora e deverá no momento adequado usar os acessórios para abrilhantar a história, a Caixa Mágica irá fazer parte do acervo da Sala Lúdica.
Teatro de fantoches” (a professora conta a história representando com os fantoches, irão escolher a história que mais gostaram para contar na turma do maternal);
“Circuitos na sala” (com material disponível na escola);
“Jogos de imitação” (através de histórias animadas, sob a orientação da professora);
“Contação de histórias” (será feito um convite para as famílias indicarem o melhor amigo/a do seu filho/a para virem compartilhar uma ação na sala (cantar, contar história, tocar uma música, confeccionar um brinquedo...);
Consegue criar suas próprias histórias (usa a criativ
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao término de cada atividade dessas, foram realizadas rodinhas de conversa para os relatos orais a respeito das impressões que tiveram.