“Sala Lúdica - Brinquedos
Pergunta Exploratória
“O que as crianças fazem?” “O que as crianças podem fazer?” “Como será construído o novo saber?”
Expedição Investigativa
A expedição foi realizada em momentos diversos, na sala de aula e em outros ambientes da escola e no entorno da mesma, onde nossos alunos tiveram a oportunidade de observar os espaços lúdicos e de interação com as demais turmas e professoras, mostrando dessa forma, as preferências pelos objetos de som, pela música, atividades com fantoches e objetos variados.
Objetivos
Proporcionar aos alunos a prática de contatos com materiais diversos, que possibilitem a observação, a concentração, a imaginação e a criatividade, por meio das interações que expressem seus desejos, vontades, desagrados e sentimentos, desenvolvendo sua autonomia e sua valorização enquanto criança/pessoa.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professoras, estagiários e famílias
Articulação com o currículo
Desenvolvendo a autonomia/Explorando objetos e brincadeiras/Estimulando os sentidos
Ampliar coordenação viso motora;
Desenvolver vocabulário;
Desenho;
Pintura;
Recorte;
Colagem;
Estrutura lógica;
Espaço e forma;
Grandezas e medidas
Desafios corporais/Linguagem e comunicação
Atividades com circuito;
Expressão de ideias através de desenhos;
Ofertar situações de equilíbrio e controle do próprio corpo;
Engatinhar, arrastar-se, rolar...desenvolvendo atitudes de confiança nas suas capacidades motoras;
Deslocar-se com destreza;
Explora as possibilidades de ritmos e gestos.
Atividade com a comunidade de aprendizagem Será criado/instituído o “Dia D”, teremos um dia em que as famílias serão convidadas e doar ou construir/confeccionar, um brinquedo para o acervo da Sala Lúdica, se alguém da família tiver disponibilidade e habilidade poderá contar uma história, na sala de aula para a turma.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Quando retornamos para a sala de aula, nos reunimos em rodinha para cantar e ouvir histórias curtas sobre personagens, fantasias e cenários diversos.