As aventuras de todos os personagens infantis – O encanto dos Contos.
Pergunta Exploratória
O que sabemos sobre isso?
Expedição Investigativa
Foi saído da EMEF Valério Schillo para a Biblioteca Municipal, contou-se a história da Árvore Generosa com desenhos ilustrativos, após foi feito um questionário e um desenho, explicando sobre generosidade.
Depois colocaram as máscaras de detetives e desvendaram o mistério dos livros, procurando a caixa dos contos.
Voltamos e fizemos o registro da Expedição Investigativa com pinturas, desenhos, recortes, colagens... Para demonstrar o que foi visto no dia, com a música Imaginação – Patati Patatá.
Objetivos
• Desenvolver o gosto pela leitura;
• Estimular a expressão corporal e a linguagem oral na contação de histórias;
• Aprimorar o trabalho grupal;
• Instigar a atenção, a lateralidade, a curiosidade e a imaginação ao ler livros infantis.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, pais, professores, funcionários da escola e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Artes: Dobradura; Lâmpada Mágica; Ciências: Alimentação Saudável; Corpo Humano; Formas do Corpo - rosto; Piolho; Tipos de Árvores; Educação Física: Jogo das Maçãs; Linguagem Corporal; Geografia: Calendário; Tipos de moradia; História: Árvore Genealógica; Matemática: Horas; Índice de Massa Corporal; Sistema Monetário; Português: Caixa Surpresa (texto/interpretação); Dicionário; Período da Leitura Semanal – Pastinha de Livros – Sacola Viajante – Colcha de Retalhos; Sinais de Pontuação; Religião: Características do outro. Diferenças e Valores das pessoas; Mentira. Classificação: Cultura; Outros: Leitura e Expressão Corporal. Depoimento de aluno: Eu gosto muito dos contos que a profe Carolina está contando ao dia-a-dia, o meu conto é a Pequena Sereia eu amo teatros e contos, as minhas personagens preferidas são a Sereia Ariel a Mãe de Ouro e a Cinderela e a profe ainda não contou o meu conto A Pequena Sereia enfim eu gostei de todos os contos contados.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Os Interesses individuais dos alunos foram feito através de bilhetes onde todos escreviam qual seria a sua dúvida a respeito dos livros, contos infantis, assim foi lido e escrito no quadro, e também foi feito um cartaz. Foi decidido entre os alunos e eu, o nome do projeto, onde todos os interesses individuais estavam no quadro, e a partir disso, foi analisado qual seria a melhor decisão para todos. Para o Índice inicial os alunos escreveram num bilhete o que já sabem sobre o assunto, depois disso foi passado no quadro e todos copiaram. No índice formativo, todos deviam escrever o que queriam saber, que não sabiam ainda, é claro, ai todos colocaram num papel e foi colocado no quadro, e através disso foi feita as perguntas que seriam embasadas durante o processo de desenvolvimento do projeto.