Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

As aventuras de todos os personagens infantis – O encanto dos Contos.
Pergunta Exploratória

O que sabemos sobre isso?

Expedição Investigativa

Foi saído da EMEF Valério Schillo para a Biblioteca Municipal, contou-se a história da Árvore Generosa com desenhos ilustrativos, após foi feito um questionário e um desenho, explicando sobre generosidade.
Depois colocaram as máscaras de detetives e desvendaram o mistério dos livros, procurando a caixa dos contos.
Voltamos e fizemos o registro da Expedição Investigativa com pinturas, desenhos, recortes, colagens... Para demonstrar o que foi visto no dia, com a música Imaginação – Patati Patatá.

Objetivos

• Desenvolver o gosto pela leitura;
• Estimular a expressão corporal e a linguagem oral na contação de histórias;
• Aprimorar o trabalho grupal;
• Instigar a atenção, a lateralidade, a curiosidade e a imaginação ao ler livros infantis.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, pais, professores, funcionários da escola e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Artes: Dobradura; Lâmpada Mágica; Ciências: Alimentação Saudável; Corpo Humano; Formas do Corpo - rosto; Piolho; Tipos de Árvores; Educação Física: Jogo das Maçãs; Linguagem Corporal; Geografia: Calendário; Tipos de moradia; História: Árvore Genealógica; Matemática: Horas; Índice de Massa Corporal; Sistema Monetário; Português: Caixa Surpresa (texto/interpretação); Dicionário; Período da Leitura Semanal – Pastinha de Livros – Sacola Viajante – Colcha de Retalhos; Sinais de Pontuação; Religião: Características do outro. Diferenças e Valores das pessoas; Mentira. Classificação: Cultura; Outros: Leitura e Expressão Corporal. Depoimento de aluno: Eu gosto muito dos contos que a profe Carolina está contando ao dia-a-dia, o meu conto é a Pequena Sereia eu amo teatros e contos, as minhas personagens preferidas são a Sereia Ariel a Mãe de Ouro e a Cinderela e a profe ainda não contou o meu conto A Pequena Sereia enfim eu gostei de todos os contos contados.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os Interesses individuais dos alunos foram feito através de bilhetes onde todos escreviam qual seria a sua dúvida a respeito dos livros, contos infantis, assim foi lido e escrito no quadro, e também foi feito um cartaz. Foi decidido entre os alunos e eu, o nome do projeto, onde todos os interesses individuais estavam no quadro, e a partir disso, foi analisado qual seria a melhor decisão para todos. Para o Índice inicial os alunos escreveram num bilhete o que já sabem sobre o assunto, depois disso foi passado no quadro e todos copiaram. No índice formativo, todos deviam escrever o que queriam saber, que não sabiam ainda, é claro, ai todos colocaram num papel e foi colocado no quadro, e através disso foi feita as perguntas que seriam embasadas durante o processo de desenvolvimento do projeto.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Valério Schillo

Diretor
Luci Claudia Wietrzykowski Goetems

Turma
2º ano

Número de alunos
21

Educadores
Poliana Giaretton, Juliana Souza de Abreu.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Paulo Bento

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PAULO BENTO

Apoiadores
Ligia Almeida, Cleusa Falcão, Irani dos Santos.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
Ao realizar esse projeto me sinto feliz e realizada, como basta seguir o conteúdo que já seria dado, não senti muitas dificuldades, claro que sempre tem diferenças, mas, desta forma, colocamos mais criatividade e senso de humor em atividades do dia-a-dia, e sem perceber as crianças fazem produções de texto ao contar os livros que gostam, fazem desenhos com reflexões importantes e apresentações com mais expressão e principalmente sem sentir vergonha ou receio em estar lá na frente e sozinho.
Carolina Pierozan Sangalli | Professor(a)