Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Ärvores frutíferas
Pergunta Exploratória

Como funciona essa planta?

Expedição Investigativa

Aconteceu no dia 25 de setembro na propriedade do senhor Aírton Líbero onde visitamos um pomar. Os estudantes observaram o pomar e fizeram algumas perguntas sobre como as árvores são plantadas e o que precisam para crescer, desenvolver e produzir.

Objetivos

Despertar o interesse nos estudantes para a valorização e os cuidados com os recursos naturais através do contato com as plantas;

Reconhecer as partes das plantas e suas funções;
Compreender que as plantas são seres vivos e que precisam de nutrientes para viver;
Plantar árvores frutíferas nos arredores da escola para que os estudantes cuidem e observem seu crescimento diariamente e mais tarde usufruam das sombras e frutos.

Comunidade de Aprendizagem

Visita à propriedade do senhor Aírton Líbero para estudar o pomar.

Articulação com o currículo

Português: Textos: Barriguda. A árvore generosa. A árvore egoísta. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Produções textuais. Frutas preferidas. História: A viagem da sementinha. Confecção do livro: O pomar colorido.
Ciências: As plantas como ser vivo. Partes das plantas e suas funções. Processo da fotossíntese. Reprodução das plantas. Respiração e transpiração das plantas. Cuidado das plantas. Plantio de árvores frutíferas. Experiências: Como as plantas se alimentam? As plantas respiram? Como acontece a germinação?
Artes: Registro da expedição investigativa através de desenhos. Cartaz da planta e suas funções. Dominó das frutas. Jogo da memória das frutas.
Matemática: Histórias Matemáticas.
Ensino Religioso: História: a Margarida Friorenta.
Educação Física: Brincadeira: Salada de fruta. Dramatização da música: Sementinha.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Valério Schillo

Diretor
Luci Claudia Wietrzykowski Goetems

Turma
4 Ano

Número de alunos
14

Educadores
Luci Goetems

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Paulo Bento

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PAULO BENTO

Apoiadores
SICREDI, Empresa SUL ECO, Proprietário do Pomar Aírton Líbero e SMED.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
A Realização do projeto aconteceu de forma prática e natural. Iniciamos com a expedição investigativa e os estudantes já demonstraram interesse em estar em contato direto com a natureza. Em sala de aula o estudo sobre as plantas continuou e os estudantes foram bem participativos.
Para fazermos o plantio das árvores frutíferas as mudas foram doadas pelo SICREDI, o adubo pelo proprietário da Empresa Sul ECO e o plantio foi orientado pela professora e a ajudantes da SMEC. O cuidado e a rega diária das mudas são feitos pelos estudantes sob orientação da professora do projeto. Esta atividade possibilitou a conscientização que devemos cuidar e proteger o meio ambiente em que vivemos e que as árvores plantadas daqui uns anos darão sombra, frutos e que poderão ser aproveitadas pelos nossos descendentes.
Luci Goetems | Professor(a)