Ärvores frutíferas
Pergunta Exploratória
Como funciona essa planta?
Expedição Investigativa
Aconteceu no dia 25 de setembro na propriedade do senhor Aírton Líbero onde visitamos um pomar. Os estudantes observaram o pomar e fizeram algumas perguntas sobre como as árvores são plantadas e o que precisam para crescer, desenvolver e produzir.
Objetivos
Despertar o interesse nos estudantes para a valorização e os cuidados com os recursos naturais através do contato com as plantas;
Reconhecer as partes das plantas e suas funções;
Compreender que as plantas são seres vivos e que precisam de nutrientes para viver;
Plantar árvores frutíferas nos arredores da escola para que os estudantes cuidem e observem seu crescimento diariamente e mais tarde usufruam das sombras e frutos.
Comunidade de Aprendizagem
Visita à propriedade do senhor Aírton Líbero para estudar o pomar.
Articulação com o currículo
Português: Textos: Barriguda. A árvore generosa. A árvore egoísta. Leitura, compreensão e interpretação de textos. Produções textuais. Frutas preferidas. História: A viagem da sementinha. Confecção do livro: O pomar colorido.
Ciências: As plantas como ser vivo. Partes das plantas e suas funções. Processo da fotossíntese. Reprodução das plantas. Respiração e transpiração das plantas. Cuidado das plantas. Plantio de árvores frutíferas. Experiências: Como as plantas se alimentam? As plantas respiram? Como acontece a germinação?
Artes: Registro da expedição investigativa através de desenhos. Cartaz da planta e suas funções. Dominó das frutas. Jogo da memória das frutas.
Matemática: Histórias Matemáticas.
Ensino Religioso: História: a Margarida Friorenta.
Educação Física: Brincadeira: Salada de fruta. Dramatização da música: Sementinha.