Grupo de teatro: Arte e Magia
Pergunta Exploratória
Como podemos montar um grupo de teatro na escola?
Expedição Investigativa
A professora juntamente com representantes dos anos finais se reuniram na Biblioteca da escola para conversar sobre a possibilidade de criar um grupo de teatro na escola. Essa conversa foi motivada pelo alunos do 9º ano que haviam comentado com a professora desse interesse.
Durante este momento foi conversado sobre o Grupo de Teatro “Quinto Agito” que havia se apresentado na escola no ano anterior e que despertou curiosidade e motivação dos alunos também realizarem peças teatrais.
Objetivos
Ampliar o repertório cultural e artístico a partir da dramatização e produção de peças teatrais proporcionando momentos de criatividade, imaginação, desinibição e cooperação na comunidade escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 5º ao 9º ano
Professores
Comunidade escolar e pais
Articulação com o currículo
Criatividade, oralidade, atenção, produção textual, senso crítico, reflexão -Escrever, produzir e dramatizar uma peça de teatro – Família brasileira
Criatividade, oralidade, atenção, produção textual, senso crítico -Escrever, produzir e dramatizar uma peça de teatro – Casamento Caipira
Desenho, criatividade, percepção, sensibilidade -Escolha do logotipo e slogan do Grupo de teatro
Cooperação e cidadania -Ações cooperativas para arrecadação de fundos para completar o recurso destinado a este projeto na Ação social.
-Produção textual, Artes, Pesquisa, História do teatro -Pesquisa teórica sobre o surgimento do Teatro e sua história.
-Painel sobre a Pesquisa
-Produção textual, Artes, Pesquisa, História do teatro, Gêneros textuais, Dramatização -Pesquisa teórica sobre os principais escritores e peças de teatro.
-Apresentação para as outras turmas
-Dramatização, expressão corporal, oralidade, pesquisa, produção textual -Pesquisa sobre os tipos de teatros
-Produção textual sobre o tema
-Art
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A partir deste momento, foi realizado um concurso cultural para a escolha do nome do grupo. Todos os alunos dos anos finais participaram de forma democrática podendo sugerir possíveis nomes.