Sendo artista... Fazemos arte!
Pergunta Exploratória
O que é arte e onde encontramos arte em nossa cidade?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no centro da cidade, onde os alunos caracterizados de investigadores com óculos, binóculos e máscaras iniciaram as suas pesquisas. No primeiro momento foram até o Gabinete do Prefeito para observar um quadro de fotografia panorâmica da cidade de São Vicente, em seguida foram até a SMED onde encontraram no corredor um painel em tecido com pinturas de colegas da escola Coqueiros, também aproveitaram para visitar o vice prefeito, o qual toca violão e canta, considerando que a música é arte.
Na sequência visitaram a Praça Central onde tem o Coreto, construção arquitetônica referência no município e por fim visitaram a Igreja Matriz onde observaram diversas formas de artes como: esculturas e imagens sacras, mosaicos nos vidros e adornos nas paredes e pisos.
Para finalizar a expedição os alunos tiveram um momento de recreação, retorno logo após para a
Objetivos
Oportunizar meios para o aluno aprender e produzir diversas formas de representar a arte na escola, desenvolvendo seu aprendizado, criatividade, oralidade, escrita e pesquisa.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos e professora
Articulação com o currículo
Currículo Ações
Leitura, Escrita, História da arte -Pesquisas sobre Artistas e suas obras (vida, características das obras, local onde viviam, etc)
Artes, pintura, desenho -Releituras de obras de artes a partir das pesquisas
Identidade, artes, pintura, desenho -Autorretrato – Produção a partir de pesquisas realizadas
Artes, criatividade, imaginação -Oficinas práticas de artes
Leitura, Escrita, História da arte -Pesquisas sobre esculturas e artistas
Leitura, escrita, pesquisa -Estudo sobre os fósseis – São ou não são arte?
Artes, criatividade, inovação -Produção de telas a partir das pesquisas e interesses dos alunos
Artes, socialização -Mostra itinerante das obras produzidas pelos alunos
Artes, Conhecimento da sua cidade, oralidade -Visita orientada a um local que tenha ou Produza arte
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar para a sala de aula, os alunos se reuniram em uma rodinha de conversa para socializar o que mais gostaram durante a expedição, para isso fizeram uso das fotografias, registros escritos e desenhos feitos por eles próprios na investigação.