Qual é a forma?
Pergunta Exploratória
O que nos chama mais atenção neste local? Por quê?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada no dia 14 de maio no pátio da escola, onde a professora e alunos foram observar o que havia naquele local. A professora incentivou os alunos a observarem atentamente com um olhar investigador, já que o espaço era conhecido de todos.
Durante este momento todos estavam com um bloco de anotações onde iam anotando as coisas interessantes que eles observavam para a socialização com a turma.
Foi um momento interessante de trocas e diálogos entre, também levantaram muitas hipóteses a partir das formas geométricas desenhadas na quadra, onde estabeleceram relações e comparações com o estudos das frações já estudados em sala de aula.
Objetivos
Investigar as figuras geométricas e fazer relações com as formas do cotidiano a fim de que os alunos entendem que a matemática está presente no dia a dia de forma prática na vida das pessoas.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos
Professora
Funcionária
Família
Articulação com o currículo
Figuras geométricas, Formas planas e espaciais, poliedros, frações, representação de figuras, colagem, desenho, recorte, pintura, musicalidade, lateralidade, socialização, trabalho em equipe, higiene, leitura, interpretação Estudo sobre as figuras geométricas e sua utilização no dia a dia
Releitura de obras de artes com formas geométricas
Produções artísticas com mosaico
Construção de maquetes
Explorar vídeos sobre o tema
Construir jogos com as figuras geométricas
Ateliê culinário: Alimentos com figuras geométricas
Pesquisa sobre as figuras geométricas que existem nas casas dos alunos
Desenvolver atividades lúdicas e físicas (amarelinha, sapata, etc)
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa, os alunos se reuniram para socializar o que viram e chamou mais a atenção dos alunos. Gostariam de aprofundar mais os conhecimentos sobre as formas geométricas.