Com minhas mãos posso fazer...
Pergunta Exploratória
Que tipo de arte podemos fazer com as nossas mãos?
Expedição Investigativa
Os alunos juntamente com a professora foram até o laboratório de informática com a intenção de pesquisar na internet o que poderiam produzir com suas próprias mãos, ou seja, que tipo de arte é possível fazer.
A pesquisa foi bem interessante, pois as crianças estavam encantadas com as possibilidades apresentas, entre elas chamou a atenção as atividades com tintas e colagens.
A expedição foi importante para iniciar o projeto, pois cada um pode pesquisar livremente sobre seus interesses próprios.
Objetivos
Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da modelagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de criação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores e comunidade
Articulação com o currículo
Formas geométricas, números, cores, colagem, coordenação motora, raciocínio lógico, musicalidade, expressão corporal, oralidade, criatividade, leitura e interpretação, Identidade, Sustentabilidade, Cooperação, Família, Pesquisa Produzir desenhos utilizando as formas geométricas
Explorar diversas técnicas de pinturas
Desenvolver atividades com mosaico
Construir painéis com dobraduras
Confecção de brinquedos com materiais alternativos
Explorar artistas e suas obras de autorretrato e produzir o autorretrato de cada aluno
Explorar músicas e registrar artisticamente
Explorar histórias infantis e registrar artisticamente
Confecção de jogos pedagógicos com materiais alternativos
Confecção de um tapete cooperativo com as famílias para o cantinho da leitura
Explorar espaços externos da escola para inspiração e produção de obras de artes
Produção de um livro: Com minhas mãos posso fazer
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Ao retornar para a sala de aula foi realizada uma rodinha de conversa para dialogar e socializar sobre o que haviam visto, neste momento a professora propôs a ideia de confeccionar um livro de artes individual o que foi bem aceito por todos. O registro da expedição foi através de desenhos onde os alunos expressaram seus interesses.