Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Educação e Tradicionalismo: um espaço para a cultura gaúcha na Escola.
Pergunta Exploratória

Como ressignificar a cultura gaúcha na EEEM Coronel Raul Barbosa?

Expedição Investigativa

Após conversa em sala de aula, os estudantes foram até o Rancho Amigo, assim denominado o galpão, construído no pátio da escola, onde os alunos praticavam diversas atividades durante a Semana Farroupilha e sentiram a necessidade de reconstruí-lo pois se encontra em estado precário.

Objetivos

Proporcionar a comunidade escolar oportunidades de realizar atividades diversas (práticas, teóricas, recreativas e culturais) com o objetivo de explorar a história do Rio Grande do Sul e buscar, em alguns episódios e períodos, indicadores da identidade do povo gaúcho, bem como rebuscar a história e retirar dela os aspectos que melhor retratem a formação sociocultural do nosso Estado;
- Estimular o trabalho em equipe e a cooperação;
- Integrar os estudantes e comunidade escolar proporcionando um novo universo cultural com resgate da tradição, através da reconstrução do Rancho Amigo no pátio da Escola.

Comunidade de Aprendizagem

Direção, professores, pais e alunos.

Articulação com o currículo

Neste projeto foi trabalhado os seguintes conteúdos:
- Trajes típicos gaúchos e o significado de cada vestimenta;
- Revolução Farroupilha;
- Culinária gaúcha e o porquê de cada prato típico;
- Músicas e danças típicas gaúchas;
- Quando ocorreu o primeiro evento tradicionalista;
- Como e quando surgiram os CTGs e sua arquitetura;
- Sistema de medidas;


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Raul Barbosa

Diretor
Cristiane Avozani

Turma
2º Ano – Ensino Médio

Número de alunos
17

Educadores
Cleci Pavan

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Paulo Bento

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE PAULO BENTO

Apoiadores
Direção da Escola e pais.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Adriel Scolari
Acredito que o projeto foi muito produtivo pois foi necessário um trabalho em equipe para que tudo ocorresse conforme planejado. A parte teórica foi desenvolvida através de pesquisas, o que despertou mais ainda o interesse na reconstrução do Rancho Amigo. Na parte prática (construção), houve desavenças, conflitos de ideias, dificuldades, mas também muita cooperação, comprometimento e superação. Ouvi várias vezes “não vai dar certo prof”, mas conversávamos e sempre encontrávamos uma solução. O resultado ficou melhor que o esperado e surpreendeu os alunos e toda comunidade escolar. O projeto de reconstrução do Rancho Amigo iniciou com um sonho, ganhou asas na imaginação e concretizou-se pela cooperação de todos.
Cleci Pavan | Professor(a)