Educação e Tradicionalismo: um espaço para a cultura gaúcha na Escola.
Pergunta Exploratória
Como ressignificar a cultura gaúcha na EEEM Coronel Raul Barbosa?
Expedição Investigativa
Após conversa em sala de aula, os estudantes foram até o Rancho Amigo, assim denominado o galpão, construído no pátio da escola, onde os alunos praticavam diversas atividades durante a Semana Farroupilha e sentiram a necessidade de reconstruí-lo pois se encontra em estado precário.
Objetivos
Proporcionar a comunidade escolar oportunidades de realizar atividades diversas (práticas, teóricas, recreativas e culturais) com o objetivo de explorar a história do Rio Grande do Sul e buscar, em alguns episódios e períodos, indicadores da identidade do povo gaúcho, bem como rebuscar a história e retirar dela os aspectos que melhor retratem a formação sociocultural do nosso Estado;
- Estimular o trabalho em equipe e a cooperação;
- Integrar os estudantes e comunidade escolar proporcionando um novo universo cultural com resgate da tradição, através da reconstrução do Rancho Amigo no pátio da Escola.
Comunidade de Aprendizagem
Direção, professores, pais e alunos.
Articulação com o currículo
Neste projeto foi trabalhado os seguintes conteúdos:
- Trajes típicos gaúchos e o significado de cada vestimenta;
- Revolução Farroupilha;
- Culinária gaúcha e o porquê de cada prato típico;
- Músicas e danças típicas gaúchas;
- Quando ocorreu o primeiro evento tradicionalista;
- Como e quando surgiram os CTGs e sua arquitetura;
- Sistema de medidas;