Cultura da dança: aspectos coreográficos.
Pergunta Exploratória
Como desenvolver as partes técnicas de uma coreografia?
Expedição Investigativa
O projeto foi desenvolvido somente no espaço escolar.
Objetivos
Conhecer e compreender como se faz uma coreografia envolvendo as partes técnicas.
Comunidade de Aprendizagem
Tivemos a visita técnica de uma professora de dança, da Faculdade IDEAU (prof Jaine de Lima Piva), na qual colaborou com as informações e atividades a serem desenvolvidas no projeto.
Articulação com o currículo
Os aspectos culturais da dança já são partes integrantes do currículo escolar, no componente de Educação Física. Em um trimestre do ano letivo trabalha-se a dança e organiza-se anualmente a Mostra de Dança da Escola, onde todos os alunos da escola se envolvem e representam através do corpo coreografias significativas referente a cada temática, que muda a cada edição do evento. Por meio disso, surgiu a necessidade de aprofundar os conhecimentos referente à dança, através deste projeto.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Em assembleia com a turma, antes de executar o projeto, os alunos da turma identificaram o que eles já sabiam sobre o tema, os pontos e aspectos culturais das danças, a partir disso, levantaram questionamentos sobre o que eles ainda gostariam de saber, antes de aprofundar a pesquisa e receber a visita técnica da professora de dança. Já durante a execução do projeto tivemos várias conversas para decidir como seria feita a culminância do projeto, planejamento e organização do mesmo, aqui identificam=os o que ainda faltava pesquisar e aprofundar para atingirmos o objetivo do mesmo. Em alguns momentos os professores auxiliaram nas tomadas de decisões e organização, em outros momentos os alunos ficaram livres para decidir e executar algumas atividades referentes ao projeto, salientando a postura autônoma deles, bem como a criatividade.