O meu melhor amigo é animal!
“ O projeto sobre ter um animal de estimação e poder falar sobre qual animal gostaríamos de ter, fez com que sentássemos e falássemos sobre o assunto. Para a criança é bom ter um animal de estimação e desenhar ele da maneira que o vê, demonstrar seu sentimento e aprender sobre cuidados.Tudo que une a família é válido.
Mãe Inete Rigo. | responsável
Pergunta Exploratória
O que tem na natureza que lhe chama atenção?
Expedição Investigativa
Os alunos do 2º ano acompanhados pela professora, fizeram um passeio até um sítio próximo a cidade, neste passeio tiveram contato com vários elementos da natureza, viram animais como: cachorros, porcos, vacas e bois, galinhas, pássaros e peixes. Foi possível observar também a estrutura de uma horta, jardins com diferentes flores. Durante o passeio puderam dar alimento aos peixes, verem uma porca com seus filhotes e como se alimentam as galinhas.
Tudo no passeio interessava as crianças, mas o que mais chamou a atenção como relataram foram os cachorros, os peixes e os porquinhos.
Objetivos
• Reconhecer e identificar e pesquisar os diferentes tipos de animais de estimação e como eles estão inseridos em nosso dia a dia e qual sua importância para o ser humano;
• Conscientizar sobre os cuidados que se deve ter com os animais, desenvolvendo a afetividade e o senso de responsabilidade;
• Desenvolver a habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais; atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.
Comunidade de Aprendizagem
Este trabalho envolveu toda a comunidade escolar, os alunos, professores, funcionários, direção, pais que participaram das pesquisas realizadas pelos alunos, a família da funcionária Marines Lazari que gentilmente nos recebeu em sua propriedade para a visitação e contemplação do nosso projeto. O Veterinário Eduardo Zanoni e equipe de funcionário que nos recebeu e realizou esclarecimentos sobre os cuidados com os animais de estimação.
Articulação com o currículo
•Língua Portuguesa: Foi realizada a leitura do texto: Bicho de Estimação, com interpretação oral e escrita, trabalhos ortográficos, produção frasal e textual;
•Matemática: Dentro da pesquisa realiza com os familiares foram realizados estudo de dados, comparação de valores e confecção de gráficos sobre os animais preferidos de cada família, cada aluno trouxe para a sala de aula os dados de animal de estimação: peso, altura, idade, a partir disso foi possível os estudo das medidas de massa, comprimento, tempo, laboração de histórias matemáticas e situações problemas envolvendo os mesmos; •Ciências Sociais e Humanas: Com o auxílio do livro didático e outras fontes foram estudados a classificação dos animais, fases da vida, reprodução e cuidados, tipos de moradias e localização.
•Ensino religioso: os alunos fizeram a leitura do poema: Bicho de Estimação e produziram um verso que expressa o cuidado e sentimento de amor pelo seu animal de estimação;