Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O meu melhor amigo é animal! O projeto sobre ter um animal de estimação e poder falar sobre qual animal gostaríamos de ter, fez com que sentássemos e falássemos sobre o assunto. Para a criança é bom ter um animal de estimação e desenhar ele da maneira que o vê, demonstrar seu sentimento e aprender sobre cuidados.Tudo que une a família é válido.
Mãe Inete Rigo. | responsável
Pergunta Exploratória

O que tem na natureza que lhe chama atenção?

Expedição Investigativa

Os alunos do 2º ano acompanhados pela professora, fizeram um passeio até um sítio próximo a cidade, neste passeio tiveram contato com vários elementos da natureza, viram animais como: cachorros, porcos, vacas e bois, galinhas, pássaros e peixes. Foi possível observar também a estrutura de uma horta, jardins com diferentes flores. Durante o passeio puderam dar alimento aos peixes, verem uma porca com seus filhotes e como se alimentam as galinhas.
Tudo no passeio interessava as crianças, mas o que mais chamou a atenção como relataram foram os cachorros, os peixes e os porquinhos.

Objetivos

• Reconhecer e identificar e pesquisar os diferentes tipos de animais de estimação e como eles estão inseridos em nosso dia a dia e qual sua importância para o ser humano;
• Conscientizar sobre os cuidados que se deve ter com os animais, desenvolvendo a afetividade e o senso de responsabilidade;
• Desenvolver a habilidades de ouvir, de falar, de interpretar e de expressar opiniões pessoais; atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupo.

Comunidade de Aprendizagem

Este trabalho envolveu toda a comunidade escolar, os alunos, professores, funcionários, direção, pais que participaram das pesquisas realizadas pelos alunos, a família da funcionária Marines Lazari que gentilmente nos recebeu em sua propriedade para a visitação e contemplação do nosso projeto. O Veterinário Eduardo Zanoni e equipe de funcionário que nos recebeu e realizou esclarecimentos sobre os cuidados com os animais de estimação.

Articulação com o currículo

•Língua Portuguesa: Foi realizada a leitura do texto: Bicho de Estimação, com interpretação oral e escrita, trabalhos ortográficos, produção frasal e textual;
•Matemática: Dentro da pesquisa realiza com os familiares foram realizados estudo de dados, comparação de valores e confecção de gráficos sobre os animais preferidos de cada família, cada aluno trouxe para a sala de aula os dados de animal de estimação: peso, altura, idade, a partir disso foi possível os estudo das medidas de massa, comprimento, tempo, laboração de histórias matemáticas e situações problemas envolvendo os mesmos; •Ciências Sociais e Humanas: Com o auxílio do livro didático e outras fontes foram estudados a classificação dos animais, fases da vida, reprodução e cuidados, tipos de moradias e localização.
•Ensino religioso: os alunos fizeram a leitura do poema: Bicho de Estimação e produziram um verso que expressa o cuidado e sentimento de amor pelo seu animal de estimação;


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz

Diretor
Carina Baccin Mezzaroba

Turma
2ºs anos : T: 29 A T: 29B-

Número de alunos
32

Educadores
Cátia Marilia Girelli, Roseli Mader, Marlei Nodari Possa

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Marines Lazari, Eduardo Zanoni

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Ivonei Fabiano Grolli
Este projeto foi pensado e realizado com muito cuidado e atenção, no início nosso objetivo era trabalhar a natureza e suas mudanças, mas após a expedição investigativa, percebeu-se o interesse dos alunos pelos animais especialmente os peixes, os porcos e os cachorros que foram vistos no passeio, após muito dialogo foi definido o nosso projeto, foi um estudo muito interessante e prazeroso tanto pra mim professora, quanto para os alunos, pois foi possível perceber como os animais de estimação são importantes na vida da criança. E como esse tema está integrado com o currículo a aprendizagem ocorreu de forma lúdica e satisfatória.
Cátia Marilia Girelli, Roseli Mader, Marlei Nodari Possa | Professor(a)