Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Invertidos - Trabalhando a empatia
Pergunta Exploratória

O que é empatia?

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada na Praça Central da Cidade. No local os alunos colocaram suas habilidades de entrevistadores e conversaram com as mais diversas pessoas que passavam pela Praça. Equipados com pranchetas e um questionário eles buscaram por respostas a suas perguntas.

Objetivos

Promover uma ‘’dança das cadeiras’ no dia a dia da entidade social Fundação Crescer Criança, propondo inversões de papéis entre educador x integrante nas oficinas de qualificação básica.

Comunidade de Aprendizagem

Para a comunidade de aprendizagem a colaboração da Psicóloga Carolina Romão foi fundamental para sucesso do Projeto, através de um Bate Papo com o tema "Não confunda Empatia com Simpatia" os integrantes puderam esclarecer suas dúvidas, assim como vivenciar práticas de simpatia e empatia através de dramatizações

Articulação com o currículo

No Projeto “INVERTIDOS – Trabalhando a Empatia” as ações desenvolvidas foram articuladas com aprendizados na área da:
Língua Portuguesa: Interpretação de Texto/ Leitura/ Oratória.
Matemática: Pesos e Medidas
Espanhol: Conversação

Temas Transversais: Vivências Grupais/ Expressão Corporal e Verbal/ Práticas de liderança/ Proatividade/ Informática/ Música.


Ficha Técnica
Escola
Fundação Crescer Criança

Turma
Adolescentes

Número de alunos
30

Educadores
Felipe Alvim

Estado
São Paulo

Município
Boituva

Cooperativa
SICREDI NOSSA TERRA PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO BOITUVA

Apoiadores
Carolina Romão

Quando assimilamos e praticamos a Metodologia do Programa A União Faz a Vida, conseguimos perceber que o trabalho com Projetos proporciona inúmeros melhoramentos no dia a dia não só da entidade como na vida pessoal, familiar e escolar dos integrantes. Cresce a participação dos alunos, restringe a evasão, além de estimular a postura cooperativa”.