O que eu vejo...
Pergunta Exploratória
Que aspectos positivos ou qualidades você destaca nas pessoas que frequentam este lugar ou procuram estes serviços? E quais aspectos ou qualidades precisam ser melhorados?
Expedição Investigativa
Observação e entrevista com funcionários de diversos setores no que se refere as atitudes positivas ou negativas de quem procura os diferentes serviços prestados no Hospital Municipal, UBS, Prefeitura, Bancos e Comércio em geral.
Objetivos
Despertar no aluno através do diálogo, a prática dos valores presentes na sociedade local, visando resgatar valores adormecidos, bem como incentivar a vivência de tais valores nas atitudes diárias nos diversos locais em que frequentar.
Pesquisar e relacionar os valores cultivados em família destacando os mais citados.
Comparar o grau de importância dos valores na comunidade local.
Refletir e conscientizar sobre a importância de vivenciar diariamente a prática dos valores em busca do aperfeiçoamento humano a fim de ser agente de transformação para uma sociedade melhor.
Comunidade de Aprendizagem
Professores, alunos, familiares, funcionários do Hospital Municipal, UBS, Prefeitura Municipal, Bancos e Comércio em Geral.
Articulação com o currículo
Através da leitura do livro “O menino do dedo verde” as turmas foram levadas a refletir sobre as atitudes das personagens comparando-as com as atitudes das pessoas em nossa sociedade atual. Após as turmas realizarem a expedição investigativa, foram realizadas atividades como: a construção de acrósticos com os valores comuns em nossa comunidade, formação de frases criativas, produção de textos, poesias, confecção de livro, construção de gráficos, confecção de cartazes com a linha do tempo do futuro com enfoque nos valores necessários para sermos cidadãos completos não valorizando somente o ter. Através de fábulas procurou-se refletir sobre os valores salientando e relacionando com o cotidiano aqueles presentes na história.
As rodas de conversa proporcionaram o debate e comparação de exemplos do dia a dia citados pelos alunos ampliando o conhecimento sobre a realidade local. A partir desta troca de informações os alunos foram desafiados a construir seu projeto de vida tendo como enfoque