Classificação: Valores humanos/sociais
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O que eu vejo...
Pergunta Exploratória

Que aspectos positivos ou qualidades você destaca nas pessoas que frequentam este lugar ou procuram estes serviços? E quais aspectos ou qualidades precisam ser melhorados?

Expedição Investigativa

Observação e entrevista com funcionários de diversos setores no que se refere as atitudes positivas ou negativas de quem procura os diferentes serviços prestados no Hospital Municipal, UBS, Prefeitura, Bancos e Comércio em geral.

Objetivos

Despertar no aluno através do diálogo, a prática dos valores presentes na sociedade local, visando resgatar valores adormecidos, bem como incentivar a vivência de tais valores nas atitudes diárias nos diversos locais em que frequentar.
Pesquisar e relacionar os valores cultivados em família destacando os mais citados.
Comparar o grau de importância dos valores na comunidade local.
Refletir e conscientizar sobre a importância de vivenciar diariamente a prática dos valores em busca do aperfeiçoamento humano a fim de ser agente de transformação para uma sociedade melhor.

Comunidade de Aprendizagem

Professores, alunos, familiares, funcionários do Hospital Municipal, UBS, Prefeitura Municipal, Bancos e Comércio em Geral.

Articulação com o currículo

Através da leitura do livro “O menino do dedo verde” as turmas foram levadas a refletir sobre as atitudes das personagens comparando-as com as atitudes das pessoas em nossa sociedade atual. Após as turmas realizarem a expedição investigativa, foram realizadas atividades como: a construção de acrósticos com os valores comuns em nossa comunidade, formação de frases criativas, produção de textos, poesias, confecção de livro, construção de gráficos, confecção de cartazes com a linha do tempo do futuro com enfoque nos valores necessários para sermos cidadãos completos não valorizando somente o ter. Através de fábulas procurou-se refletir sobre os valores salientando e relacionando com o cotidiano aqueles presentes na história.
As rodas de conversa proporcionaram o debate e comparação de exemplos do dia a dia citados pelos alunos ampliando o conhecimento sobre a realidade local. A partir desta troca de informações os alunos foram desafiados a construir seu projeto de vida tendo como enfoque


Ficha Técnica
Escola
Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Paz

Diretor
Carina Baccin Mezzaroba

Turma
49 A, B, C

Número de alunos
58

Educadores
Cleonice Carmen Strapasson Lubian; Julcira Piccoli Bonatti, Lídia Pietroski

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Hospital Municipal, Prefeitura Municipal, UBS, Comércio, Bancos.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Ivonei Fabiano Grolli
O trabalho desenvolvido através deste projeto proporcionou a reflexão sobre as atitudes que temos diante dos fatos que ocorrem em nosso cotidiano. Levou-nos ao questionamento do que valorizamos realmente em nossa vida no percurso de nossa formação como seres humanos, das escolhas e decisões que precisamos tomar levando em conta não somente o bem individual, mas também o coletivo.
Cleonice Carmen Strapasson Lubian; Julcira Piccoli Bonatti, Lídia Pietroski | Professor(a)