Classificação: Socialização e Autonomia
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

SOU FELIZ COM MEUS AMIGOS
Pergunta Exploratória

Como está a socialização das crianças do Berçário III?

Expedição Investigativa

Foi observado que as crianças das turmas do Berçário III em atividades : com bola, com um número menor de brinquedos, no ginásio de esportes, no pátio da escola e em diversas atividades em sala de aula não tinham uma convivência saudável, não sabiam respeitar os colegas, brigavam e disputavam os brinquedos, ao fazerem o trem para o lanche não aceitavam que o colega colocasse as mãos em seus ombros, demonstravam pouca autonomia no uso do banheiro, na higienização e cuidado com os seus pertences.

Objetivos

- Criar espaços e promover a convivência saudável;
- Socializar para uma melhor convivência;
- Promover a socialização o respeito e a cooperação, proporcionando um ambiente agradável e amistoso;
- Proporcionar as crianças a oportunidade de ampliar o desenvolvimento de suas habilidades sociais, tolerância auto disciplina através de atividades lúdicas interativas e de vivências, trabalhando o sentimento de amizade entre eles;

Comunidade de Aprendizagem

Turmas do Berçário III, com idade entre dois e três anos.

Articulação com o currículo

Para desenvolver a socialização e a autonomia com nossas crianças do Berçário III procuramos criar espaços e promover a convivência saudável entre elas desenvolvendo diversas atividades. Na atividade com uma bola só, no pátio da escolas crianças tiveram que aprender a dividir a bola emprestar para o colega e esperar a vez de jogar. Nessa atividade desenvolvemos a habilidade da cooperação, auto disciplina, tolerância, atenção. Em sala de aula nas diversas vezes que damos brinquedos como: carrinhos, panelinhas, bichinhos de borracha, etc. nos momentos de conflito na disputa de um brinquedo fazíamos a criança entender através de muito diálogo que tinham que emprestar para o colega que depois o colega também emprestaria para ele. Estão pedindo desculpas para o colega quando por algum motivo se desentendem, com isso estão aprendendo a socializar o brinquedo, a repartir, o auto controle para que todos possam se divertir em um ambiente harmonioso.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente

Diretor
Janete Araldi Orlando

Turma
Berçário III

Número de alunos
14

Educadores
Dolair Maria Bampi Potrich

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Sicredi.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Professor Ivonei Fabiano Grolli
Foi constatado no início do ano que os alunos não sabiam dividir os brinquedos, apresentavam individualismo, agressividade, indiferença com o colega, não possuem limites e não aceitavam serem contrariados.Com o desenvolvimento do projeto podemos observar que a maioria dos alunos está entendendo que precisam dividir seus brinquedos com os colegas, quando acontece algum conflito aceitam pedir desculpas, estão aceitando mais as regras: fazem trenzinho para irem pro lanche, conseguem ouvir uma história até o final, ajudam a guardar os brinquedos e organizar a sala. Penso que consegui grandes avanços com minha turma no desenvolvimento desse projeto. Sabemos que muito foi feito, mas muita coisa ainda precisa ser trabalhada. A socialização não é uma habilidade que é desenvolvida apenas em um projeto, mas sempre deve ser observada e trabalhada pelo professor para que futuramente tenhamos alunos melhores.
Dolair Maria Bampi Potrich | Professor(a)