Texturas e Sensações
Pergunta Exploratória
Como cada criança reage ao tocar e vivenciar diferentes objetos e ambientes?
Expedição Investigativa
Foi observado os alunos das turmas do Berçário I e II, em atividades com caixas, com diversos materiais e brinquedos com sons, onde algumas crianças tinham mais dificuldade de chegar perto, mostrando-se com medo e outras exploraram tudo com facilidade, algumas destacaram-se mais com objetos sonoros.
Objetivos
• Promover espaços a fim de facilitar as habilidades motoras;
• Explorar diversos materiais, aguçando a curiosidade e a experimentação;
• Estimular a percepção de diferentes cores e texturas;
• Participar de situações de comunicação oral,interagindo e expressando seus desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral;
• Proporcionar o desenvolvimento de novas sensações, sentidos através de atividades lúdicas e materiais diversificados;
• Oportunizar momentos e ambientes de estimulação do tato, visão e audição.
Comunidade de Aprendizagem
Turmas do Berçário I e II Integral, com idade entre 1 e 2 anos e meio.
Articulação com o currículo
O Berçário I e II Integral o objetivo principal é ajudar a criança a crescer, a se desenvolver e a se construir como pessoa. O afeto com as educadoras permitirá à criança desenvolver o sentimento da confiança e a tranquilidade necessária para explorar os materiais e objetos que lhe serão oferecidos. Propomos assim, a estimulação com momentos de descobertas através de caixa das sensações, músicas, brincar na pracinha, correr na grama descalços, através da qual tivemos o objetivo de desenvolver na criança a percepção tátil, visual e auditiva, utilizando materiais diversos e simples como esponja, lã, rolinhos, chocalhos, figuras, materiais de sucata saudável, lixas, algodão, plástico de bolhas, bolinhas de sabão, manuseio de areia, brita, folhas e terra.
Assim, proporcionamos além das brincadeiras, do contato e da exploração, um momento de integração entre colegas e educadoras, além de ambientes repletos de sensações, texturas, formas, tamanhos, cores e diversos materiais.