Na alegria de brincar um caminho a construir.
Pergunta Exploratória
Como está a socialização das crianças do Berçário III?
Expedição Investigativa
Foi observadoas crianças das turmas do Berçário III em atividades:com bola, com um número menor de brinquedos, no ginásio de esportes, no pátio da escola, em sala de aula, não tinham uma convivência saudável, não respeitavam os colegas, brigavam e disputavam os brinquedos, algumas vezes agrediam-se fisicamente. Ao fazerem o trem para o lanche não aceitavam que o colega colocasse as mãos em seus ombros, demonstravam pouca autonomia no uso do banheiro, na higienização ecuidado com os seus pertences.
Objetivos
- Criar espaços e promover a convivência saudável;
- Socializar para uma melhor convivência;
- Promover a socialização o respeito e a cooperação, proporcionando um ambiente agradável e amistoso;
- Proporcionar as crianças a oportunidade de ampliar o desenvolvimento de suas habilidades sociais, tolerância auto disciplina através de atividades lúdicas interativas e de vivências, trabalhando o sentimento de amizade entre eles;
Comunidade de Aprendizagem
Turmas do Berçário III, com idade entre dois e três anos.
Articulação com o currículo
Para desenvolver a socialização e a autonomiaprocuramos criar espaços e promover a convivência saudável, desenvolvendo as seguintes atividades:com uma bola só no pátio da escola, em sala de aula com carrinhos, panelinhas, bichinhos de borracha,etc. No solário nas várias brincadeiras com: motocas, carrinhos de boneca, escorregador em quantidade menor do que o número de crianças. Nos momentos de fazer trenzinho para o lanche ou outras atividades na escola e integração com às turmas do Pré B no pátio da escola. Nessas atividades desenvolvemos nas crianças as habilidades de cooperação, autodisciplina, tolerância, sentimento de amizade,respeito com os colegas de outras salas e a socialização. As crianças desenvolveram uma maior autonomia no uso do banheiro e higienização, algumas crianças deixaram de usar fralda. Estão mais independentes para organizar seus pertences na mochila, necessitando de menos auxilio do professor.