Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Na alegria de brincar um caminho a construir.
Pergunta Exploratória

Como está a socialização das crianças do Berçário III?

Expedição Investigativa

Foi observadoas crianças das turmas do Berçário III em atividades:com bola, com um número menor de brinquedos, no ginásio de esportes, no pátio da escola, em sala de aula, não tinham uma convivência saudável, não respeitavam os colegas, brigavam e disputavam os brinquedos, algumas vezes agrediam-se fisicamente. Ao fazerem o trem para o lanche não aceitavam que o colega colocasse as mãos em seus ombros, demonstravam pouca autonomia no uso do banheiro, na higienização ecuidado com os seus pertences.

Objetivos

- Criar espaços e promover a convivência saudável;
- Socializar para uma melhor convivência;
- Promover a socialização o respeito e a cooperação, proporcionando um ambiente agradável e amistoso;
- Proporcionar as crianças a oportunidade de ampliar o desenvolvimento de suas habilidades sociais, tolerância auto disciplina através de atividades lúdicas interativas e de vivências, trabalhando o sentimento de amizade entre eles;

Comunidade de Aprendizagem

Turmas do Berçário III, com idade entre dois e três anos.

Articulação com o currículo

Para desenvolver a socialização e a autonomiaprocuramos criar espaços e promover a convivência saudável, desenvolvendo as seguintes atividades:com uma bola só no pátio da escola, em sala de aula com carrinhos, panelinhas, bichinhos de borracha,etc. No solário nas várias brincadeiras com: motocas, carrinhos de boneca, escorregador em quantidade menor do que o número de crianças. Nos momentos de fazer trenzinho para o lanche ou outras atividades na escola e integração com às turmas do Pré B no pátio da escola. Nessas atividades desenvolvemos nas crianças as habilidades de cooperação, autodisciplina, tolerância, sentimento de amizade,respeito com os colegas de outras salas e a socialização. As crianças desenvolveram uma maior autonomia no uso do banheiro e higienização, algumas crianças deixaram de usar fralda. Estão mais independentes para organizar seus pertences na mochila, necessitando de menos auxilio do professor.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente

Diretor
Janete Araldi Orlando

Turma
BIII

Número de alunos
22

Educadores
Morvana Salete Baldissera e IdetePistoriTombini

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Programa A União Faz a Vida

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Professor Ivonei Fabiano Grolli
Observando que as crianças não sabiam repartir o brinquedo e apresentavam individualismo, agressividade, indiferença com o colega, não tinham limites e não aceitavam serem contrariados, decidimos trabalhar com as crianças a socialização e a autonomia. Com o desenvolvimento do projeto observarmos que a maioria dos alunos está entendendo que precisam dividir seus brinquedos com os colegas. Quando acontece algum conflito aceitam pedir desculpas, e respeitam mais as regras: fazem trenzinho para irem no lanche, conseguem ouvir uma história até o final, ajudam a guardar os brinquedos e organizar a sala. Penso que conseguimos grandes avanços com o projeto, mas muita coisa ainda precisa ser trabalhada. A socialização não é uma habilidade que é desenvolvida apenas em um projeto, mas deve ser sempre observada pelo professor para que futuramente tenhamos alunos sociáveis, com mais tolerância pelo outro, com autocontrole, enfim, seres humanos melhores.
Morvana Salete Baldissera e IdetePistoriTombini | Professor(a)