Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu combino, eu faço e eu aprendo!
Pergunta Exploratória

Como promover regras, limites e boas maneiras em alunos do maternal?

Expedição Investigativa

Foram aplicadas entrevistas com os pais. De certa forma a pesquisa familiar tinha a intenção de entender como é a educação em casa. Por conta disso pode-se perceber que tanto o pai como a mãe colaboram no processo de educar, definindo o que é certo e errado no comportamento das crianças, sendo que esta é uma tarefa de fundamental importância. Além disso, consideram que manter uma relação de parceria com o educador contribui na prevenção da indisciplina e no não cumprimento das regras. Nós enquanto escola operacionalizamos uma prática pedagógica que reflita sobre a importância de como estabelecer regras e limites que fazem parte da formação dos alunos, não visando apenas definir o comportamento mais adequado ou desejado, mas para nortear os valores importantes de futuras decisões durante seu desenvolvimento. Estes limites darão condições ao aluno de entender sobre o que é certo ou errado.

Objetivos

- compartilhar de brinquedos;
- promover práticas de escuta;
- desenvolver momentos de espera;
- incentivar o uso de palavras mágicas;

Comunidade de Aprendizagem

Este projeto foi desenvolvido com alunos do maternal, da Escola Pingo de Gente, pais que contribuíram por meio da entrevista encaminhada, professores da escola em geral, assessor pedagógico, e comunidade em geral.

Articulação com o currículo

Proporcionar momentos de interação e contato com diferentes materiais faz com que as crianças juntamente com os educadores tenham acesso a momentos de prazer e aprendizagem. Para que de fato se concretize, unificamos nossas rodas de conversas com contação de histórias, aproveitando a oportunidade para que práticas de escuta sejam elencadas. Outros momentos de confecção de painéis e cartazes fazem com que os pequenos compartilhem experiências, interações, respeitando o espaço do outro, sabendo esperar por sua vez. Brincar com diferentes materiais e jogos pedagógicos, são ferramentas que propiciam a divisão e o convívio entre grupos de crianças. Isso de certa forma tem se desenvolvido de uma maneira, que aos poucos no contexto, nas atitudes das crianças são perceptíveis. Quando a criança tem liberdade total, tem dificuldade em aprender e aceitar regras e limites, por vezes a noção do proibido não lhe faz ainda muito sentido.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente

Diretor
Janete Araldi Orlando

Turma
Maternal A e B – 2018 – Manhã

Número de alunos
28

Educadores
Gilse Fátima Bampi Seget e Jaqueline Trentin Agostini

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Professor Ivonei Fabiano Grolli.
Introduzir os alunos nas regras sociais de boa convivência não algo fácil. É preciso repetição e estratégias para trabalhar essas regrinhas de ouro na diária escolar. Nem sempre os pequeninos são cobrados em casa pela prática dessas regrinhas. Então, imagino que o trabalho da escola torna-se redobrado. Educar é uma tarefa complexa. Não há receitas e nem caminho pronto há seguir, principalmente quando o assunto se vincula a questões como o limite, as regras e boas maneiras, que são autoestima, senso crítico e responsabilidade, contribuindo para que ela aprenda a estabelecer relações de igualdade e respeito para com os demais. Nossa sociedade só será transformada se dermos condições para que todas as crianças cresçam sendo respeitadas em sua individualidade e também aprendendo a respeitar, recebendo amor e carinho, que todo o ser humano necessita para crescer e se desenvolver equilibrado e feliz.
Gilse Fátima Bampi Seget e Jaqueline Trentin Agostini | Professor(a)