Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo o corpo
Pergunta Exploratória

Reconhecer o seu corpo e observar as sensações das crianças no momento da higiene corporal, estímulos dados, reações na hora da troca, do toque?

Expedição Investigativa

Nós professores do Berçário 1 sabemos da importância do desenvolvimento físico, intelectual e psicológico nessa fase do desenvolvimento da criança, por isso é muito importante que ela se familiarize com as pessoas que estão na sala em contato direto com as mesmas, e por isso nos faz pensar sobre a alimentação e a higiene pessoal, como a troca de fraldas e muitas vezes o banho. Para tanto precisamos de habilidades e atividades de toque e fala para tornar esses momentos prazerosos para as crianças, e principalmente criando hábitos saudáveis nesses momentos, para que elas sintam-se seguras no ambiente escolar em todos os momentos.

Objetivos

 Fazer com que a criança sinta confiança nos momentos da higiene do corpo, na hora da troca de fraldas;
 Estimular a independência das crianças;
 Incentivar as crianças a segurar suas mamadeiras para tomar seu leite;
 Incentivar a comer sozinhos;
 Proporcionar na criança a alegria em compartilhar o lanche e brinquedos;

Comunidade de Aprendizagem

São crianças de Berçário 1, que corresponde a faixa etária de seis meses a um ano e seis meses. São crianças de famílias moradoras de bairro e algumas do centro da cidade.

Articulação com o currículo

1 No momento da troca da fralda a criança é colocada na bancada sobre um colchonete. Neste momento faz-se a interação professora e criança. A Professora vai falando pra criança: Vamos trocar a fraldinha, será que (nome) fez só xixi ou tem cocô? Só fez xixi. Se tiver cocô vai dizendo: Tem cheirinho, vamos passar pomadinha pra não assar a bundinha. A Professora vai perguntando pra criança: Onde está o narizinho de (nome), cadê a cabecinha, os pezinhos, as mãozinhas. Depois de colocada a fralda a professora vai ajeitando a roupinha e elogiando a criança. Pronto agora você está limpinha, sequinha, cheirosinha, vamos brincar com os coleguinhas. 2 Colocar um colchonete no chão, convidar as crianças para participar da troca de fraldas numa boneca. Convidar crianças maiores para auxiliar na troca. 3 Na hora da alimentação (do lanche) é dada a comida na boca da criança na mesinha de comer. Depois de satisfeita a criança demonstra não querer mais, então limpa-se a boquinha, se dá água para beber, etc


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente

Diretor
Janete Araldi Orlando

Turma
Berçário I – Tarde

Número de alunos
9

Educadores
Direção, Professora Leonite Ambrosi , Atendente Daiana Tramontina

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e sicredi.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Professor Ivonei Fabiano Grolli
Observei que as crianças no início sentiam insegurança, estranhavam, choravam, mas com o passar do tempo foram criando confiança, sentindo-se seguras e hoje estão confiantes e as professoras fazem parte do convívio e sentem-se seguras conosco. Através deste trabalho conseguimos que a criança sinta mais prazer e segurança na hora das trocas de fraldas e no momento da alimentação.
Professora Leonite Ambrosi | Professor(a)