Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A vida e suas cores
Pergunta Exploratória

Como as cores e a vida Interagem?

Expedição Investigativa

Cor, uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e as coisas ao seu redor. Na turminha do maternal, a maioria das crianças não identifica as cores reais dos objetos e nem sabe o nome das diferentes tonalidades. A partir desta percepção, decidimos trabalhar com o projeto cores, pois as cores na sociedade são formas de diferenciação e construção de identidade, assim como as palavras, além de serem importantes para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos.

Objetivos

- Identificar e reconhecer cores através de atividades lúdicas;
- Reconhecer a existência de formas e cores no mundo;
- Trabalhar a linguagem oral;
- Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pela natureza;
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem, modelagem e construção;
- Desenvolver a imaginação e autonomia.

Comunidade de Aprendizagem

Turma de Maternal, com idade entre três e quatro anos.

Articulação com o currículo

Iniciamos com um passeio de observação para conferir quem sabia distinguir uma cor da outra e o interesse por objetos coloridos ou não. Os alunos coletaram: flores, pedrinhas, folhas e falaram sobre a cor das casas, automóveis e o que puderam enxergar. Após, foi feito uma sondagem, identificando o quê e quanto sabiam a respeito do tema. A partir daí, apresentamos o universo das cores, suas tonalidades e características, iniciando com a história: Clat, clact, clact, onde uma tesoura picota vários papéis e depois os separa por cores. Construímos um olho mágico, com cone de linha e passeamos pela escola para observar as cores e na volta desenhar o mais interessante Ouvimos e cantamos a música ”Aquarela” e fizemos pintura no muro. As frutas também têm cores, então os alunos trouxeram a sua fruta preferida e compartilharam com os colegas, falando sobre sua importância, cor, gosto. O céu também têm lindas cores, as nuvens branquinhas, o sol e estrelas amarelas, o arco-íris colorido...


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente

Diretor
Janete Araldi Orlando

Turma
Maternal

Número de alunos
15

Educadores
Márcia Regina Bortolanza Mezaroba

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Programa União Faz a Vida

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Ivonei Fabiano Grolli
É gratificante ver o progresso dos alunos e saber que contribuímos para o seu crescimento.
Tenho plena convicção de que mesmo sem o tema trabalhado em forma de projeto, mais cedo ou mais tarde, todos viriam a saber o nome as cores, mas não da forma prazerosa como foi, onde aprenderam a identificar e valorizar o meio em que as cores estão presentes e que somos responsáveis pelas cores de nossa vida.