Classificação: Desenvolvimento infantil
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
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Projeto

Convivendo com Respeito e Cooperação na Escola
Pergunta Exploratória

Como as Crianças do Pré A convivem?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa desse projeto se deu através de observação das crianças no pátio da escola, onde foram colocados diversos tipos de brinquedos (jogos de montar, carrinhos, bonecas, panelinhas, motocas...), todo o espaço estava livre para que as crianças pudessem brincar e compartilhar os brinquedos, porém não foi o que aconteceu. Foram observados vários conflitos com necessidade de ser mediados e trabalhados posteriormente.

Objetivos

- Contribuir com a formação moral da Criança intensificando o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, envolvendo regras e preceitos o que se deve e o que não se deve fazer no convívio com o outro;
- Oportunizar à Criança diferentes situações lúdicas, para que através da convivência em grupo possa desenvolver a cooperação, a sociabilidade, o respeito, a autonomia e a solidariedade;
- Estimular atitudes de respeito pelo “Eu” e pelo “Outro” e pelo meio ambiente, afim de estabelecer uma relação de harmonia e boa convivência;
- Desenvolver dinâmicas que possibilite a criança valorizar e participar de brincadeiras, demonstrando atitudes de amizade, cooperação e respeito, visando o bem estar de todos que convivem no ambiente escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade de aprendizagem:
A partir no ponto de vista que a escola deve criar um ambiente de aprendizagem, focamos na cooperação e no diálogo. Consideramos importante trabalhar a interação na atuação de crianças, pais e professores na Educação Infantil, despertando o senso moral na infância, sensibilizando, mobilizando e resgatando valores no cotidiano da escola. Através do projeto “Convivendo com respeito e cooperação na Escola” ensinamos as crianças conceitos simples de convivência através de diversas atividades, estimulando e fazendo com que a criança se sensibilize com o outro. Também procuramos integrar a criança com a família e escola através de tarefas de casa, palestra com psicóloga, diálogo com os pais e encontros promovidos no ambiente escolar.

Articulação com o currículo

- Expor vários tipos de brinquedos no pátio da escola para as duas turmas brincar juntas, o professor vai mediando os conflitos que por ventura aconteçam e introduzindo regras de convivência; - Roda de conversa: a importância da amizade, o valor do abraço, regras de convivência, palavras mágicas;- Semente da amizade ( cada criança recebe um mms colorido representando a semente da amizade);- Jogos e dinâmicas que estimulem a amizade, cooperação e o respeito as diferenças;- Leitura de várias fábulas e histórias envolvendo os valores trabalhados;- Assistir o vídeo “Na era do gelo”, que aborda a amizade, o companheirismo, a honestidade e o amor ao próximo;- Trabalhos em grupo (mais calmos com mais calmos, mais agitados com mais calmos...) : colorir macarrão e serragem com tinta, confeccionar painéis, recote e colagem, modelagem compartilhando modeladores etc;- Brincadeiras do faz de conta: brincar de casinha ( papai, mamãe, professora, organizar festinhas...)- Danças e brincadeiras: etc


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente

Diretor
Janete Araldi Orlando

Turma
Pré A 1 e 2

Número de alunos
36

Educadores
Cleci Pavan; Helena Maria Romanoski Camerini

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Sicredi.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU Professor Ivonei Fabiano Grolli
Percebemos no decorrer da nossa prática pedagógica que o apelo por valores está cada vez mais constante em nossa sociedade, sendo assim devemos, desde muito cedo, cultivar os valores no dia a dia das nossas crianças, conscientizá-las da importância e da necessidade em preservar valores como respeito, amizade, gratidão, cooperação, colaboração. É fundamental que as crianças se habituem a dizer obrigado, pedir desculpas, licença e por favor, palavras necessárias para uma boa convivência. Dessa forma, através do projeto “Convivendo com Respeito e Cooperação na Escola”, procuramos desenvolver cidadãos críticos, despertando o senso moral na infância, sensibilizando e mobilizando através de experiências vividas no dia a dia da escola, construindo a identidade, autonomia e ampliação da competência simbólica, preparando a criança para novos desafios, através de experiências lúdicas.
Cleci Pavan e Helena Maria Romanoski Camerini | Professor(a)