O adorável mundo da imaginação
Pergunta Exploratória
O que posso aprender através da imaginação?
Expedição Investigativa
Foi realizada a observação das crianças durante as atividades da hora do conto. Verificando suas preferências e mesmo suas necessidades, comportamentos e limites.
Objetivos
• Oportunizar atividades em que as crianças expressem seus pensamentos e desejos por meio dos contos e atividades;
• Expressar pensamentos e sentimentos por meio da vivência com a literatura, a fim de despertar o gosto e interesse pela mesma, além de experimentar diferentes sensações e emoções, por meio da imaginação.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos de Maternal e Pré A.
Articulação com o currículo
Foram utilizadas diferentes literaturas que propiciam desenvolver a imaginação, as expressões e a relação com os demais. Induzindo a aquisição de boas maneiras, além do respeito com o corpo e com o meio. Histórias que evidenciam sensações importantes como tristeza, alegria, raiva e irritação, bem estar, medo, insegurança, tranquilidade, entre outros. O ouvinte através das diferentes narrativas, ouve, sente e enxerga com os olhos do imaginativo, em uma mescla de sonhos e fantasias. Exemplos de histórias utilizadas: 1 –As descobertas do bebê urso. (curiosidades, medo, aventuras, desafio). Conto; Reconto; Atividade proposta: fazer um circuito com “tacos de madeira, cordas, banco sueco, túnel minhocão e ambolês”. Evidenciando os desafios, os obstáculos encontrados pelo bebê urso durante sua aventura fora da toca. 2 –Adivinha o quanto eu te amo. (amor, alegria, afeto, carinho). Conto; Reconto; Atividade: confecção de dedoche do coelho, pintura de rosto, brincadeira “coelho sai da toca”.