Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

O adorável mundo da imaginação
Pergunta Exploratória

O que posso aprender através da imaginação?

Expedição Investigativa

Foi realizada a observação das crianças durante as atividades da hora do conto. Verificando suas preferências e mesmo suas necessidades, comportamentos e limites.

Objetivos

• Oportunizar atividades em que as crianças expressem seus pensamentos e desejos por meio dos contos e atividades;
• Expressar pensamentos e sentimentos por meio da vivência com a literatura, a fim de despertar o gosto e interesse pela mesma, além de experimentar diferentes sensações e emoções, por meio da imaginação.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos de Maternal e Pré A.

Articulação com o currículo

Foram utilizadas diferentes literaturas que propiciam desenvolver a imaginação, as expressões e a relação com os demais. Induzindo a aquisição de boas maneiras, além do respeito com o corpo e com o meio. Histórias que evidenciam sensações importantes como tristeza, alegria, raiva e irritação, bem estar, medo, insegurança, tranquilidade, entre outros. O ouvinte através das diferentes narrativas, ouve, sente e enxerga com os olhos do imaginativo, em uma mescla de sonhos e fantasias. Exemplos de histórias utilizadas: 1 –As descobertas do bebê urso. (curiosidades, medo, aventuras, desafio). Conto; Reconto; Atividade proposta: fazer um circuito com “tacos de madeira, cordas, banco sueco, túnel minhocão e ambolês”. Evidenciando os desafios, os obstáculos encontrados pelo bebê urso durante sua aventura fora da toca. 2 –Adivinha o quanto eu te amo. (amor, alegria, afeto, carinho). Conto; Reconto; Atividade: confecção de dedoche do coelho, pintura de rosto, brincadeira “coelho sai da toca”.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente

Diretor
Janete Araldi Orlando

Turma
Maternal e Pré A (manhã e tarde).

Número de alunos
97

Educadores
Francine Guisolfi Marchesan e Eliane Fátima Boniatti Coghetto.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e sicredi.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Professor : Ivonei Fabiano Grolli.
As atividades da Hora do Conto são mais prazerosas e oportunizam às crianças expressar-se oralmente. Participando da história em diferentes momentos. Sendo que basicamente os momentos dividem-se da seguinte forma: 1 – Conto: ouvir a história atentamente; 2 – Reconto: as crianças são estimuladas a participar oralmente, ressaltando o enredo da história ouvida; 3 – Atividade: sempre uma atividade voltada a história em questão, para fixação do que se pretende despertar ou mesmo a melhoria de algum ponto necessário. É gratificante perceber o gosto das crianças por esses momentos. Aqueles que pouco se manifestavam no início agoramais falantes e participativos com o decorrer dos dias, além de vê-los manuseando os livros e contanto as histórias aos colegas. É evidente, que há algumas histórias que eles gostam mais e outras nem tanto, mas o importante é ver e ouvir que existem diferentes literatura.
Francine Guisolfi Marchesan e Eliane Fátima Boniatti Coghetto. | Professor(a)