Classificação: Valores
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Semeando e Cultivando Valores na Convivência Escolar
Pergunta Exploratória

No nosso dia a dia como podemos brincar de forma harmoniosa?

Expedição Investigativa

Seguindo as orientações do Professor Ivonei Fabiano Grollli, no primeiro momento foi realizada a primeira etapa do projeto a “Expedição Investigativa” com os alunos das turmas, para a partir disso escolher um tema que será trabalhado. Então foram proporcionados diferentes espaços no pátio da escola com brinquedos variados, neste momento sem a interferência das professoras a criança escolheu onde gostaria de brincar e com que tipo de brinquedo. Percebeu-se que cada um procurou o seu espaço de acordo com o seu interesse pelo brinquedo e pelos colegas com mais afinidade. Observou-se ainda que alguns se interessaram por vários brinquedos, sozinhos ou em grupo cada um procurou participar de diferentes maneiras. Alguns dividiam os brinquedos com outros colegas e haviam os que disputavam os mesmos brinquedos trocando constantemente de ambiente.

Objetivos

- Oportunizar os alunos das turmas do Pré B, através de ações diárias, situações que os levem a desenvolver relações de amizade, para a construção do respeito, partilha e coleguismo. - Oportunizar a criança diferentes situações lúdicas, para que através da convivência em grupo possa desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e solidariedade; - Exercitar na criança hábitos de colaboração, de partilha e respeito ao outro; - Estimular atitudes de respeito pelo “Eu” e pelo “Outro” e pelo meio ambiente afim de estabelecer uma relação harmônica na vida; - Oportunizar dinâmicas que possibilitem a criança valorizar e participar de brincadeiras, demonstrando atitudes de amizade, cooperação e respeito, visando o bem-estar do grupo; - Exercitar valores como respeito às diferenças, amor ao próximo, amizade e solidariedade; - Melhorar o comportamento na sala de aula, criando regras.

Comunidade de Aprendizagem

Nós como educadoras não trabalhamos de forma isolada e sim com o apoio de outros educadores da escola, coordenação, direção, funcionários e a família de cada criança. Sendo assim desenvolvemos o presente projeto com o intuito de despertar nos mesmos os valores que devem ser praticados no dia a dia e que tenha reflexos no futuro pois seu caráter ainda está em formação. Contamos também com a participação da família onde os alunos trouxeram seus brinquedos de casa para interagir com o grande grupo. Em uma roda de conversa houve o relato de alunos sobre como seus pais brincavam no decorrer de sua infância. Acreditamos que essa parceria entre escola e família facilita o processo ensino aprendizagem e no desenvolvimento dos valores.

Articulação com o currículo

No decorrer do projeto desenvolvemos algumas atividades que tinham como objetivo despertar o bom relacionamento entre as crianças na escola. - Trabalhamos com estórias diversas que sugerem temas como solidariedade, respeito aos outros, boas maneiras, cooperação, estímulo à sensibilidade e reflexão, cada dia a professora contou uma estória relacionada ao tema. - Conversas informais (rodinha) para refletir sobre situações que surgem em aula, buscando soluções no grupo e valorizando a participação e o comprometimento de todos. - Atividades em grupo e duplas onde cada dupla recebeu uma bolsa com um urso, então cada dupla deveria arremessar o urso para a dupla ao lado evitando que o mesmo caísse. Para essa atividade foi necessário que houvesse agilidade, atenção e cooperação das duplas respeitando o ritmo de cada um. - Definição das regras de convivência da turma.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Altayr Caldartt

Diretor
Mauriane Pessini Tortelli

Turma
Pré B1/B2/B3

Número de alunos
52

Educadores
Clenir Cardoso, Marinês Bampi Girelli e Silvana B. B. Bonatti.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Coordenação, Direção, Professores da escola, Pais, Secretaria Municipal de Educação e Sicredi.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Professor Ivonei Fabiano Grolli
Foi um projeto tranquilo com total liberdade das crianças para desenvolverem sobre o tema. Durante o projeto destacamos os valores mais importantes e como a ausência dos mesmos afetam a sociedade e aprendemos novos valores para introduzirmos ao nosso cotidiano. Identifiquei-me com toda a proposta do projeto.Na minha opinião, o projeto foi bem interessante, me fez repensar sobre minhas atitudes no dia a dia. No ambiente de trabalho os valores foram bem importantes para meu desenvolvimento profissional e amadurecimento.
Clenir Cardoso, Marinês Bampi Girelli e Silvana B. B. Bonatti. | Professor(a)