Semeando e Cultivando Valores na Convivência Escolar
Pergunta Exploratória
No nosso dia a dia como podemos brincar de forma harmoniosa?
Expedição Investigativa
Seguindo as orientações do Professor Ivonei Fabiano Grollli, no primeiro momento foi realizada a primeira etapa do projeto a “Expedição Investigativa” com os alunos das turmas, para a partir disso escolher um tema que será trabalhado. Então foram proporcionados diferentes espaços no pátio da escola com brinquedos variados, neste momento sem a interferência das professoras a criança escolheu onde gostaria de brincar e com que tipo de brinquedo. Percebeu-se que cada um procurou o seu espaço de acordo com o seu interesse pelo brinquedo e pelos colegas com mais afinidade. Observou-se ainda que alguns se interessaram por vários brinquedos, sozinhos ou em grupo cada um procurou participar de diferentes maneiras. Alguns dividiam os brinquedos com outros colegas e haviam os que disputavam os mesmos brinquedos trocando constantemente de ambiente.
Objetivos
- Oportunizar os alunos das turmas do Pré B, através de ações diárias, situações que os levem a desenvolver relações de amizade, para a construção do respeito, partilha e coleguismo. - Oportunizar a criança diferentes situações lúdicas, para que através da convivência em grupo possa desenvolver a sociabilidade, autonomia, cooperação, respeito e solidariedade; - Exercitar na criança hábitos de colaboração, de partilha e respeito ao outro; - Estimular atitudes de respeito pelo “Eu” e pelo “Outro” e pelo meio ambiente afim de estabelecer uma relação harmônica na vida; - Oportunizar dinâmicas que possibilitem a criança valorizar e participar de brincadeiras, demonstrando atitudes de amizade, cooperação e respeito, visando o bem-estar do grupo; - Exercitar valores como respeito às diferenças, amor ao próximo, amizade e solidariedade; - Melhorar o comportamento na sala de aula, criando regras.
Comunidade de Aprendizagem
Nós como educadoras não trabalhamos de forma isolada e sim com o apoio de outros educadores da escola, coordenação, direção, funcionários e a família de cada criança. Sendo assim desenvolvemos o presente projeto com o intuito de despertar nos mesmos os valores que devem ser praticados no dia a dia e que tenha reflexos no futuro pois seu caráter ainda está em formação. Contamos também com a participação da família onde os alunos trouxeram seus brinquedos de casa para interagir com o grande grupo. Em uma roda de conversa houve o relato de alunos sobre como seus pais brincavam no decorrer de sua infância. Acreditamos que essa parceria entre escola e família facilita o processo ensino aprendizagem e no desenvolvimento dos valores.
Articulação com o currículo
No decorrer do projeto desenvolvemos algumas atividades que tinham como objetivo despertar o bom relacionamento entre as crianças na escola. - Trabalhamos com estórias diversas que sugerem temas como solidariedade, respeito aos outros, boas maneiras, cooperação, estímulo à sensibilidade e reflexão, cada dia a professora contou uma estória relacionada ao tema. - Conversas informais (rodinha) para refletir sobre situações que surgem em aula, buscando soluções no grupo e valorizando a participação e o comprometimento de todos. - Atividades em grupo e duplas onde cada dupla recebeu uma bolsa com um urso, então cada dupla deveria arremessar o urso para a dupla ao lado evitando que o mesmo caísse. Para essa atividade foi necessário que houvesse agilidade, atenção e cooperação das duplas respeitando o ritmo de cada um. - Definição das regras de convivência da turma.