Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

VIVENDO A ADOLESCÊNCIA O projeto sobre Adolescência foi ótimo. Cada semana tinha algo diferente, nas rodas de conversas pude aprender muitas dúvidas e preocupações em relação a mudança do corpo, sexualidade, as doenças, rebeldias, sobre namoro. Leitura, conversa e criação de textos, como as poesias. Uma fase bonita para descobriu o mundo e me preparar bem para a vida adulta. Devo ter muito cuidado com as coisas ruins, ter Deus presente na vida, escolher o melhor caminho, continuar estudando e ser feliz na minha profissão de professora.
Nathalia Carus Dorigon - 8º ano | aluno(a)
Eu me preocupo muito com a minha filha, está na fase da adolescência, ou melhor arborescência, Penso que esse projeto foi muito bom, esclareceu o que é certo ou errado. Com todas as atividades feitas, os adolescentes sabem sobre tudo o que acontece nessa fase, assim podendo escolher o melhor caminho. Acho muito importante que falem sobre esse assunto, pois assim eles terão ajuda, conseguindo tirar suas dúvidas e sabendo sobre essa fase de sua vida, preparando-se para a vida adulta, sendo um bom cidadão.
Zélia Carus | responsável
Pergunta Exploratória

Como vivem os adolescentes de nossa comunidade?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu em rodas de conversas em diferentes espaço da escola com os alunos do oitavo ano, refletindo texto com o tema Adolescência: seus anseios, objetivos, curiosidade, mudanças, problemas e situações que precisam ter equilíbrio para solucioná-los. Durante uma semana os alunos observaram na comunidade onde os adolescentes residem, circulam, aprendem, se divertem, e convivem. Noutro momento, expuseram as observações, partilha dos sentimentos, das reflexões e refletindo que cada adolescente é sujeito de sua história.

Objetivos

Promover, através de atividades relacionadas ao tema adolescência, uma melhor compreensão e esclarecimento.
Refletindo sobre a fase como algo completamente normal na vida de todos os seres humanos, mas que exige cuidado, atenção, amor e responsabilidade. 
Propiciar um espaço democrático onde a fala e a escuta são os principais instrumentos de participação e cooperação;
Valorizar a vida, possibilitar o processo de autoconhecimento e do contexto social vivido, contribuir na formação de cidadãos mais conscientes, críticos,
autônomos, solidários e criativos, possibilitar um espaço de escuta qualificada e compreensão de seus conflitos;
Explorar, refletir a respeito da leitura, interpretação de texto, mensagens,criando frases, propaganda, cartazes e murais com assuntos referente a fase da adolescência;

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade de aprendizagem aconteceu com os alunos, a professora Coordenadora Marisa Soligo, equipe diretiva adolescentes, família, padrinhos e avós, e adolescentes da comunidade. Mães que vieram para roda de conversas falando sobre adolescência. Pessoas convidadas: Nelci Mariussi, cantar anima nossa alma, as acadêmicas do Curso de Medicina Gabriela Rigon Martinazzo, Cristina Caren Coghetto (UFFS – P.F) onde explanaram a fala “Sexualidade saudável se exerce com responsabilidade”. O Peão Michael adolescente declamando poesia gaúcha.

Articulação com o currículo

• Realização de roda de conversa - Vídeo, “Ser adolescente” - Estudo de interpretação e compreensão do texto Adolescência e Identidade - Rosely Sayão -Desafio:palavras chaves sobre o que é para eles a adolescência, num papel branco;
• Criação dos códigos da turma no papel pardo e foi afixado na sala deles, com o compromisso de cumpri-los;
• Dinâmicas de grupo - Estudo de textos, histórias, mensagens envolvendo os valores humanos, construção e vivências de atitudes de cooperação e cidadania. Oficina: Nossos sonhos, nossa vida, nosso chão! Criação do Varal dos sonhos (autoconhecimento- autoestima);
• Filmes"Mãos talentosas - A história de Ben Carson". Aos treze – análise das histórias.
• Roda de conversa com as acadêmicas de Medicina, Cristina Caren Coghetto e Gabriela Rigon Martinazzo: “Sexualidade saudável se exerce com responsabilidade” -Transformações do corpo, anatomia do corpo, métodos contraceptivos e uso adequado, DST, HIV/AIDS, gravidez na adolescência;

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa, vários nomes foram socializados na turma, mas no consenso ficou decidido: “VIVENDO A ADOLESCÊNCIA”.Despertando a curiosidade dos alunos, instigando o gosto pela pesquisa e proporciona aos educandos um aprendizado significativo para melhor viver essa fase da vida da pessoa.

Ficha Técnica
Escola
E.M.E.F. Professor Altayr Caldartt

Diretor
Mauriane Pessini Tortelli

Turma
8º ano

Número de alunos
11

Educadores
Andressa Zulian Orlando; Graziela Tártari Caldartt; Marisa
Fátima Chiesa Soligo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Sicredi.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Professor Ivonei Fabiane Grolli
Adolescência, fase que cada pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Assunto tão delicado, que foi trabalhado, discutido, encenado, refletido, desafio que resultou no desenvolvimento de capacidades, habilidades e atitudes dentro de uma missão de educar para uma qualidade de vida. Ousei construir momentos que tocavam os corações, espaços que ao olhar fazia sonhar e imagens que permitiam se transformar. Nossa trajetórias e encontramos, rirmos, chorarmos, desenhamos, ou apenas bate-papo, respeitando as divergentes opiniões com muita emoção. Momento de aprendizado, curiosidade, ansiedade, questionamento, mas também preocupação para encarar essa fase cheio de esperança, amor e vida de cada adolescente para ser um adulto feliz.
Marisa Fátima Chiesa Soligo | Professor(a)