VIVENDO A ADOLESCÊNCIA
“ O projeto sobre Adolescência foi ótimo. Cada semana tinha algo diferente, nas rodas de conversas pude aprender muitas dúvidas e preocupações em relação a mudança do corpo, sexualidade, as doenças, rebeldias, sobre namoro. Leitura, conversa e criação de textos, como as poesias. Uma fase bonita para descobriu o mundo e me preparar bem para a vida adulta. Devo ter muito cuidado com as coisas ruins, ter Deus presente na vida, escolher o melhor caminho, continuar estudando e ser feliz na minha profissão de professora.
Nathalia Carus Dorigon - 8º ano | aluno(a)
“ Eu me preocupo muito com a minha filha, está na fase da adolescência, ou melhor arborescência, Penso que esse projeto foi muito bom, esclareceu o que é certo ou errado. Com todas as atividades feitas, os adolescentes sabem sobre tudo o que acontece nessa fase, assim podendo escolher o melhor caminho. Acho muito importante que falem sobre esse assunto, pois assim eles terão ajuda, conseguindo tirar suas dúvidas e sabendo sobre essa fase de sua vida, preparando-se para a vida adulta, sendo um bom cidadão.
Zélia Carus | responsável
Pergunta Exploratória
Como vivem os adolescentes de nossa comunidade?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu em rodas de conversas em diferentes espaço da escola com os alunos do oitavo ano, refletindo texto com o tema Adolescência: seus anseios, objetivos, curiosidade, mudanças, problemas e situações que precisam ter equilíbrio para solucioná-los. Durante uma semana os alunos observaram na comunidade onde os adolescentes residem, circulam, aprendem, se divertem, e convivem. Noutro momento, expuseram as observações, partilha dos sentimentos, das reflexões e refletindo que cada adolescente é sujeito de sua história.
Objetivos
Promover, através de atividades relacionadas ao tema adolescência, uma melhor compreensão e esclarecimento.
Refletindo sobre a fase como algo completamente normal na vida de todos os seres humanos, mas que exige cuidado, atenção, amor e responsabilidade.
Propiciar um espaço democrático onde a fala e a escuta são os principais instrumentos de participação e cooperação;
Valorizar a vida, possibilitar o processo de autoconhecimento e do contexto social vivido, contribuir na formação de cidadãos mais conscientes, críticos,
autônomos, solidários e criativos, possibilitar um espaço de escuta qualificada e compreensão de seus conflitos;
Explorar, refletir a respeito da leitura, interpretação de texto, mensagens,criando frases, propaganda, cartazes e murais com assuntos referente a fase da adolescência;
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem aconteceu com os alunos, a professora Coordenadora Marisa Soligo, equipe diretiva adolescentes, família, padrinhos e avós, e adolescentes da comunidade. Mães que vieram para roda de conversas falando sobre adolescência. Pessoas convidadas: Nelci Mariussi, cantar anima nossa alma, as acadêmicas do Curso de Medicina Gabriela Rigon Martinazzo, Cristina Caren Coghetto (UFFS – P.F) onde explanaram a fala “Sexualidade saudável se exerce com responsabilidade”. O Peão Michael adolescente declamando poesia gaúcha.
Articulação com o currículo
• Realização de roda de conversa - Vídeo, “Ser adolescente” - Estudo de interpretação e compreensão do texto Adolescência e Identidade - Rosely Sayão -Desafio:palavras chaves sobre o que é para eles a adolescência, num papel branco;
• Criação dos códigos da turma no papel pardo e foi afixado na sala deles, com o compromisso de cumpri-los;
• Dinâmicas de grupo - Estudo de textos, histórias, mensagens envolvendo os valores humanos, construção e vivências de atitudes de cooperação e cidadania. Oficina: Nossos sonhos, nossa vida, nosso chão! Criação do Varal dos sonhos (autoconhecimento- autoestima);
• Filmes"Mãos talentosas - A história de Ben Carson". Aos treze – análise das histórias.
• Roda de conversa com as acadêmicas de Medicina, Cristina Caren Coghetto e Gabriela Rigon Martinazzo: “Sexualidade saudável se exerce com responsabilidade” -Transformações do corpo, anatomia do corpo, métodos contraceptivos e uso adequado, DST, HIV/AIDS, gravidez na adolescência;
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a expedição investigativa, vários nomes foram socializados na turma, mas no consenso ficou decidido: “VIVENDO A ADOLESCÊNCIA”.Despertando a curiosidade dos alunos, instigando o gosto pela pesquisa e proporciona aos educandos um aprendizado significativo para melhor viver essa fase da vida da pessoa.