Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Pequenos Gestos
Pergunta Exploratória

Que atitudes você percebe das pessoas na escola?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa ocorreu em vários momentos em 3 dias consecutivos, tendo em vista a necessidade de obter maiores dados sobre as atitudes das pessoas no ambiente escolar. No dia 16 de abril foi realizada a primeira conversa em sala de aula. Sentados no chão em círculos professoras fizeram a pergunta: Que atitudes você percebe das pessoas da escola? No primeiro momento todos queriam falar. Então, as professoras solicitaram que para garantir que houvesse atitudes legais deveriam respeitar o turno de fala. A professora registrava no caderno as primeiras atitudes negativas: -Na sala tem muito lixo no chão, carteiras rabiscadas, gritos e palavras não cordiais. Na sequência, a professora solicitou que falassem as atitudes legais: -Há alunos estudiosos que realizam todas as atividades, falam baixo, não tem preguiça, cuidam o chão e as paredes, emprestam seu material e cuidam.

Objetivos

• Estimular e exercitar com os estudantes a aprendizagem e a prática de boas maneiras na escola e fora dela.
• Trabalhar de forma integral o pedagógico e o educacional.
• Exercitar que as crianças tenham atitudes de boas pessoas, boas maneiras no ambiente escolar.
• Incentivar a prática da atividade em grupo para que incorporem o espírito de cooperação e de respeito entre os colegas.
• Melhorar a convivência no ambiente escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, funcionários, direção, coordenação e professores.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Fábulas, contos e poemas. Regras e Convivência. Por favor – Palavras mágicas; O menino e o vô – Sempre aprendemos não importa que idade temos; Viver com os outros tem regras – Regras de convivência; Era uma vez o eu, o tu e o ele – O todo e melhor que a soma das partes – amizade e solidariedade; A fuga das galinhas – Vivência em grupo. Expressão oral – Roda de conversa. Ampliação do vocabulário – Glossário: valores, palavras mágicas. Produção coletiva das atividades diárias. Produção textual individual – Regras de convivência. Arte: Música – Palavras que não passam – Bondade. Música – Gentileza. Música – Palavras Mágicas. Dramatização – Abraço. Ciências: Maquete – diferentes materiais encontrados no meio ambiente (musgo, galhos de árvores secos, casca do tronco de árvores, folhas), material reciclável (caixas diversas) – Cooperação, respeito e união. Matemática: Cálculo mental – Jogo: Contas e mais contas – Respeito, cooperação, saber ouvir, tolerância.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal e Ensino Fundamental Professor Altayr Caldartt

Diretor
Mauriane Pessini Tortelli

Turma
3º Ano

Número de alunos
18

Educadores
Roseli Bertotti Giacomolli e Marília Gugel Zampieri

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Sicredi.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU- Professor Ivonei Fabiano Grolli
Ao iniciar o projeto, sentimos muitas dificuldades, não sabíamos como desenvolver e dar significado ao conteúdo, a fim de que as crianças se apropriassem do mesmo e garantissem o direito de aprendizagem. Surgiram muitas dúvidas, incertezas e angústias, porém, ao longo dos dias com perseverança conjuntamente às colegas trocávamos ideias, sugestões, críticas e questionamentos. Mas fomos percebendo no decorrer do tempo que houve as mudanças de atitudes na maioria das crianças. Elas demonstraram mais respeito umas com as outras. Ouviam muito mais com atenção, aprenderam a esperar, perceberam o poder que a paciência tem, o fazer e o refazer não se tornou penoso, mas sim, leve, fácil. As crianças cooperam mais demonstrando gestos de bondade, tolerância, dialogam e as palavras não cordiais diminuíram significativamente.
Roseli Bertotti Giacomolli e Marília Gugel Zampieri | Professor(a)