Pequenos Gestos
Pergunta Exploratória
Que atitudes você percebe das pessoas na escola?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa ocorreu em vários momentos em 3 dias consecutivos, tendo em vista a necessidade de obter maiores dados sobre as atitudes das pessoas no ambiente escolar. No dia 16 de abril foi realizada a primeira conversa em sala de aula. Sentados no chão em círculos professoras fizeram a pergunta: Que atitudes você percebe das pessoas da escola? No primeiro momento todos queriam falar. Então, as professoras solicitaram que para garantir que houvesse atitudes legais deveriam respeitar o turno de fala. A professora registrava no caderno as primeiras atitudes negativas: -Na sala tem muito lixo no chão, carteiras rabiscadas, gritos e palavras não cordiais. Na sequência, a professora solicitou que falassem as atitudes legais: -Há alunos estudiosos que realizam todas as atividades, falam baixo, não tem preguiça, cuidam o chão e as paredes, emprestam seu material e cuidam.
Objetivos
• Estimular e exercitar com os estudantes a aprendizagem e a prática de boas maneiras na escola e fora dela.
• Trabalhar de forma integral o pedagógico e o educacional.
• Exercitar que as crianças tenham atitudes de boas pessoas, boas maneiras no ambiente escolar.
• Incentivar a prática da atividade em grupo para que incorporem o espírito de cooperação e de respeito entre os colegas.
• Melhorar a convivência no ambiente escolar.
Comunidade de Aprendizagem
Pais, alunos, funcionários, direção, coordenação e professores.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Fábulas, contos e poemas. Regras e Convivência. Por favor – Palavras mágicas; O menino e o vô – Sempre aprendemos não importa que idade temos; Viver com os outros tem regras – Regras de convivência; Era uma vez o eu, o tu e o ele – O todo e melhor que a soma das partes – amizade e solidariedade; A fuga das galinhas – Vivência em grupo. Expressão oral – Roda de conversa. Ampliação do vocabulário – Glossário: valores, palavras mágicas. Produção coletiva das atividades diárias. Produção textual individual – Regras de convivência. Arte: Música – Palavras que não passam – Bondade. Música – Gentileza. Música – Palavras Mágicas. Dramatização – Abraço. Ciências: Maquete – diferentes materiais encontrados no meio ambiente (musgo, galhos de árvores secos, casca do tronco de árvores, folhas), material reciclável (caixas diversas) – Cooperação, respeito e união. Matemática: Cálculo mental – Jogo: Contas e mais contas – Respeito, cooperação, saber ouvir, tolerância.