Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Pequenos Gestos
Pergunta Exploratória

Como as crianças se comportam no ambiente escolar?

Expedição Investigativa

A expedição foi realizada em dias, turmas, turnos e locais diferentes para melhor observação e coleta de subsídios para comparação de atitudes bonitas e nem tão bonitas que ocorrem no ambiente escolar. Sendo assim, as observações aconteceram em momentos distintos nos dias 04/09/10 de abril de 2018. Nessa perspectiva, no dia 04 de abril, o ambiente observado foi o refeitório na hora do lanche e do almoço com alunos de 2º ao 5º Ano. Relataram que nos dois horários perceberam que durante as refeições há atitudes bonitas como respeito as tias que preparam as refeições e nem tão bonitas como muita conversa e desperdício de comida por parte de alguns alunos. No dia 09 de abril foi observado as atitudes dos alunos do 2º ao 9º Ano no horário do intervalo no turno da manhã. Nesse dia, perceberam que há diferença no comportamento dos alunos de 6º ao 9º Ano dos alunos menores.

Objetivos

• Estimular e exercitar com os estudantes a aprendizagem e a prática de boas maneiras na escola e fora dela;
• Incentivar a prática da atividade em grupo para que incorporem o espírito de cooperação e de respeito entre os colegas;
• Trabalhar de forma integral o pedagógico e o educacional;
• Exercitar que as crianças tenham atitudes de boas pessoas, boas maneiras no ambiente escolar;
• Melhorar a convivência no ambiente escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, funcionários, direção, coordenação, professores.

Articulação com o currículo

Língua Portuguesa: Regras de Convivência. Boas maneiras – Palavras mágicas (obrigado, com licença, por favor, bom dia, boa tarde, tchau). Fábulas, contos e poemas. Bom dia, por favor, perdão – Palavras mágicas; Viver com os outros tem regras – Regras de convivência. Expressão oral – Roda de conversa – Gentileza gera gentileza. Formação de frases – Gentileza. Ampliação do vocabulário – Glossário: valores, palavras mágicas. Produção textual coletiva – Regras de convivência. A fuga das galinhas – Vivência em grupo. Arte: Música – Amiguinho Carrossel – Amizade. Música – Gentileza. Música – Palavras Mágicas. Dramatização – Abraço. Ciências: Animais de estimação – Cuidado. Matemática: Gráficos e tabelas – Brincadeiras no recreio. História e Geografia: Escola, convivência na escola – valorização dos profissionais que nela trabalham. Eu, o outro, família e parentesco – Viver em harmonia. Fases da vida: linha do tempo – amor ao próximo e amizade. Tipos de família – Respeito à diversidade.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Altayr Caldartt

Diretor
Mauriane Pessini Tortelli

Turma
2º Ano

Número de alunos
19

Educadores
Marilene Baccin Coppini

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Secretaria Municipal de educação e Sicredi.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Professor Ivonei Fabiano Grolli
Embora tenho trabalhado outros projetos dentro dessa metodologia nos anos anteriores senti um pouco de dificuldade e insegurança em desenvolver esse relevante tema. Entretanto, no decorrer dos dias fui encontrando subsídios para dar sustentação às expectativas dos alunos em relação ao que seria realizado. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos mostraram-se ótimos observadores, demonstrando interesse e motivação em exercitar o que estava sendo estudado, ou seja, praticando atitudes de boas pessoas no ambiente escolar. Cabe ressaltar, que além de exercitar, começaram a chamar a atenção de outros alunos quando percebiam que não estavam agindo corretamente tanto com outras crianças quanto com a estrutura do prédio da escola. Tenho ciência de que é apenas o início de uma longa caminhada e espero que continue nos anos seguintes para que não seja somente mais um trabalho.
Marilene Baccin Coppini | Professor(a)