Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

“Primaverando, um olhar curioso sobre o jardim da escola”
Pergunta Exploratória

“O que as crianças fazem?” “O que as crianças podem fazer?” “Como será construído o novo saber?”

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu no pátio da escola, onde o ambiente foi preparado para despertar a curiosidade dos alunos para a leitura. Muitos livros foram dispostos, e o ambiente foi todo decorado simulando uma biblioteca interativa ao ar livre.

Objetivos

Desenvolver a linguagem gestual, verbal e gráfica, sua importância na vida das pessoas e quais tipos e meios de comunicação existem e como podemos utilizá-los

Comunidade de Aprendizagem

Pais, alunos, professores/as e comunidade

Articulação com o currículo

Linguagens e simbolos Nossa Biblioteca: (será criado um espaço de leitura com as seguintes obras):
O sítio do Seu Lobato;
E agora, papagaio?;
Os caras malvados;
Olhe, é um coelho;
Nhac!;
A menina da cabeça quadrada;
Rita tem medo;
Sou eu!;
Alice e o Dino;
A princesinha medrosa;
Caixa de brincar;
Pedro e Lua;
Sapo Fred;
Olívio e Pingo;
A casa dos pequenos cientistas;
Eu posso ...pular!
O livro gato;
A fuga da ervilha;
O fabuloso livro dos dedinhos;
Este é o lobo;
O olho da rua;
Este livro comeu o meu cão;
Quando eu era pequenino;
O menino que tinha medo de errar.

Atividades com a comunidade


Ficha Técnica
Escola
EMEI

Turma
Pré - B

Número de alunos
22

Educadores
Alunos, professores e merendeira

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Vicente do Sul

Cooperativa
SICREDI VALE DO JAGUARI RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO VICENTE DO SUL

Apoiadores
Alunos, professores e merendeira

Assessoria Pedagógica
Concatto Consultoria
O nosso projeto: Primaverando: um olhar curioso sobre o Jardim da escola", foi muito bom. As crianças envolveram-se, socializaram com os cuidados com o ambiente e espaço externo que convivem, olharam as flores, as suas cores, o crescimento com mais atenção. Também quando foi organizado o espaço de leitura no jardim, eles adoraram, "leram" os livros, compartilharam as ideias, escolhiam pelo seu interesse, foi muito produtivo. Trabalhamos as letras de todas cantadas, músicas folclóricas, poesias, histórias, encenações de rodas cantadas, realizamos plantios de sementes, pesquisas na Internet, experimentos para ver a pigmentação dos corantes nas flores. Ao final, vimos que, alcançamos nosso propósito, eles esclareceram as suas indagações que eram: Como as flores nascem? Por que elas têm cores diferentes? Valeu!!
Mara e Elis | Professor(a)