"Energia Elétrica": De onde vem? E se acabasse?
Pergunta Exploratória
Qual a importância da energia elétrica na nossa vida?
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu fora do ambiente escolar, através de uma entrevista com 40 pessoas de diferentes Bairros da cidade de Campinas do Sul, realizada pelos alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental. Após a pesquisa, os alunos transcreveram as entrevistas em gráficos informativos, com auxílio da professora de matemática, para compreensão dos resultados. E pode se perceber a importância do trabalho em equipe e a organização do trabalho realizado. Também foi realizado uma atividade prática na construção de um modelo de gerador de energia com bateria de impressora e materiais recicláveis, para melhor compreender como a energia é produzida. Alguns questionamentos nas entrevistas foram os seguintes: 1) Como seria sua vida sem eletricidade? 2) Quantos aparelhos elétricos tem na sua casa? 3) Você costuma economizar energia?
Objetivos
• Estudar e aprender sobre a importância da energia elétrica na nossa vida cotidiana.
• Desenvolver ações e práticas do dia-a-dia em relação à economia de energia.
• Elaboração de gráficos informativos em relação às entrevistas realizadas pelos alunos na comunidade.
• Elaborar painéis informativos sobre eletrodomésticos e tudo o que necessita de energia para funcionar e seu consumo de energia.
• Despertar a curiosidade dos alunos sobre como a energia elétrica é produzida e suas diferentes formas de produção.
• Conhecer fatos históricos sobre a energia elétrica e reconhecer a importância do consumo consciente.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental, professores de português e matemática que auxiliaram no desenvolver das atividades e pessoas dos bairros da cidade que se disponibilizaram em responder os questionamentos feitos pelos alunos, sendo estes, amigos, vizinhos e parentes dos alunos.
Articulação com o currículo
O Projeto sobre energia elétrica foi elaborado juntamente com os alunos, um questionário para ser aplicado nos diferentes bairros da cidade de Campinas do Sul, como forma de iniciar uma investigação sobre os conhecimentos da população em relação ao tema abordado. Foram entrevistadas 40 pessoas de diferentes idades. Após a coleta dos dados os alunos transcreveram as entrevistas e realizaram gráficos com o auxílio da professora de matemática. No decorrer do projeto, foram trabalhadas as diferentes formas de produção de energia elétrica sendo elas: energia eólica, hidrelétrica, térmica, solar, entre outras, e os problemas ambientais causados pelas usinas geradoras. Os alunos criaram uma turbina elétrica caseira assistindo vídeos na internet. Assistiram vídeos, como: "A História da eletricidade" que fala sobre o inventor da eletricidade sem fio e do transformador, o inventor Nicola Tesla, onde os alunos realizaram uma redação sobre o vídeo. "A história da Lâmpada".