A Missão
“ Para mim foi muito importante participar do projeto Semeando Valores. Posso dizer que se nós sonharmos tudo pode se tornar realidade. Por mais simples que formos, devemos acreditar. Com orgulho, respeito, educação e sabendo dialogar alcançaremos nossos objetivos. Fiquei grato em ver o brilho no olhar das crianças, ouvindo sobre valores humanos. Saber que eu estudei nesta escola e estar retornando para falar sobre este tema, foi muito especial. Agradeço o convite e espero ter conseguido plantar uma semente nos corações de cada aluno. Obrigado à direção e professores por me privilegiar neste momento.
Renato de Oliveira Pinheiro | responsável
Pergunta Exploratória
Que atitudes chamou a sua atenção neste filme?
Expedição Investigativa
Os alunos relataram que houve agressividade física, trabalho em equipe, falta de amor e respeito entre irmãos, a confiança que surgiu entre índios e jesuítas. A atividade foi produtiva, pois despertou na turma alguns sentimentos e valores esquecidos ou ocultados por negligencia familiar ou social.
Objetivos
Oportunizar os alunos do 7º ano, através de ações diárias, situações que o levem a desenvolver relações de amizade, para a construção do respeito, partilha e coleguismo.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade escolar do projeto Semeando Valores é composta pelos alunos do 7º ano, professores das séries finais, diretora e coordenadora da escola, vereador e vigilante Renato de Oliveira Pinheiro que relatou sua história de vida, destacando valores como persistência, humildade, coragem, amizade e ambição. Segundo Renato estes valores foram alicerce par seu sucesso.
Articulação com o currículo
1. “Equações dos valores”
O objetivo é tentar reforçar e resgatar os valores humanos nos nossos educandos nas aulas de matemática. 1ª – organização + união = partilha; 2 ª Silêncio + concentração = aprendizagem; 3ª – Trabalho em equipe + persistência = sucesso ; 4ª – Afeto + confiança = amizade; 5ª – Autoconfiança + criatividade = construção; 2. Caixa dos Valores. 3. Dinâmica beleza e idealização. 4. Elaboração de marca textos. 5. Caixinha das atitudes. 6. Dinâmica do espelho. 7. Leitura e interpretação de parábolas. 8. O filme “Os Intocáveis”
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após o filme, abrimos uma roda de conversa entre professor e alunos para debater e elencar tópicos referentes à pergunta investigativa. Na sequência relacionamos os itens em um cartaz. Após, conversamos sobre o possível tema do projeto que logo foi acordado que seria valores humanos, pois a turma tem consciência de que está faltando ética e boa conduta para bem convivermos.