Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A Missão Para mim foi muito importante participar do projeto Semeando Valores. Posso dizer que se nós sonharmos tudo pode se tornar realidade. Por mais simples que formos, devemos acreditar. Com orgulho, respeito, educação e sabendo dialogar alcançaremos nossos objetivos. Fiquei grato em ver o brilho no olhar das crianças, ouvindo sobre valores humanos. Saber que eu estudei nesta escola e estar retornando para falar sobre este tema, foi muito especial. Agradeço o convite e espero ter conseguido plantar uma semente nos corações de cada aluno. Obrigado à direção e professores por me privilegiar neste momento.
Renato de Oliveira Pinheiro | responsável
Pergunta Exploratória

Que atitudes chamou a sua atenção neste filme?

Expedição Investigativa

Os alunos relataram que houve agressividade física, trabalho em equipe, falta de amor e respeito entre irmãos, a confiança que surgiu entre índios e jesuítas. A atividade foi produtiva, pois despertou na turma alguns sentimentos e valores esquecidos ou ocultados por negligencia familiar ou social.

Objetivos

Oportunizar os alunos do 7º ano, através de ações diárias, situações que o levem a desenvolver relações de amizade, para a construção do respeito, partilha e coleguismo.

Comunidade de Aprendizagem

A comunidade escolar do projeto Semeando Valores é composta pelos alunos do 7º ano, professores das séries finais, diretora e coordenadora da escola, vereador e vigilante Renato de Oliveira Pinheiro que relatou sua história de vida, destacando valores como persistência, humildade, coragem, amizade e ambição. Segundo Renato estes valores foram alicerce par seu sucesso.

Articulação com o currículo

1. “Equações dos valores”
O objetivo é tentar reforçar e resgatar os valores humanos nos nossos educandos nas aulas de matemática. 1ª – organização + união = partilha; 2 ª Silêncio + concentração = aprendizagem; 3ª – Trabalho em equipe + persistência = sucesso ; 4ª – Afeto + confiança = amizade; 5ª – Autoconfiança + criatividade = construção; 2. Caixa dos Valores. 3. Dinâmica beleza e idealização. 4. Elaboração de marca textos. 5. Caixinha das atitudes. 6. Dinâmica do espelho. 7. Leitura e interpretação de parábolas. 8. O filme “Os Intocáveis”

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após o filme, abrimos uma roda de conversa entre professor e alunos para debater e elencar tópicos referentes à pergunta investigativa. Na sequência relacionamos os itens em um cartaz. Após, conversamos sobre o possível tema do projeto que logo foi acordado que seria valores humanos, pois a turma tem consciência de que está faltando ética e boa conduta para bem convivermos.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Altayr Caldartt

Diretor
Mauriane Pessini Tortelli

Turma
7º ano

Número de alunos
13

Educadores
Clerimara Possamai e Fernanda Bavaresco Betiato

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Campinas do Sul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CAMPINAS DO SUL

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Sicredi.

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU - Ivonei Fabiano Grolli
Acredito que a escola é um lugar para construir prazerosamente o conhecimento, que ensine a aprender sempre, a olhar criticamente o mundo, a respeitar as diferenças, valorizar o ser humano e as pessoas que nos cercam. O projeto Semeando Valores intensificou os valores já incutidos nos educandos e ajudou a internalizar alguns valores desconhecidos. Acredito ter contribuído com a formação humana desse grupo e para com a minha também
Clerimara Possamai e Fernanda Bavaresco Betiato | Professor(a)