Caçadores de Tesouro
“ “Gostei muito, é legal poder visitar os animais tudo é precioso e importante.”
Brenda Witter Da Lavale | aluno(a)
“ “É lindo ver como as crianças gostam de aprender na prática, ficam curiosos para saber. Tive a experiência de estar junto da turma por vários momentos, inclusive foram na minha casa para me verem fazer um queijo. È gratificante participar tão perto da educação das crianças”.
Elena Teixeira Witter | responsável
Pergunta Exploratória
O que é precioso para você e sua família?
Expedição Investigativa
A partir da História: As resoluções de Ano Novo do esquilo, surgiram interesses em relação à mapa, onde passou-se a questões sobre para que serve um mapa e a palavra tesouro foi bastante enfatizada. Solicitou-se que os estudantes trouxessem para a escola algo que julgassem ter grande valor (tesouro). Foi encaminhado para a família um questionário sobre o que a família julga ser precioso.
Conversa com duas mães sobre o que é precioso.
Socialização das respostas do questionário e elaboração do cartaz de preciosidades.
Passeio no pátio da escola para observar o que é precioso.
Questionou-se sobre o que é precioso na Escola. Visitamos a biblioteca e colocamos as preciosidades no Baú da sala. Também todas as respostas dos questionários que foram colocadas no cartaz foram deixadas no baú.
Objetivos
Valorizar preciosidades no meio familiar, escolar, social e pessoal, a fim de vinculá-los ao processo de alfabetização, trazendo encantamento e gosto pelo aprender.
Comunidade de Aprendizagem
Pais dos alunos da turma
Charlini Ritter
Renato Fritsch
Thais Zanchet
Articulação com o currículo
EU – Nome
Identidade – Próprio Nome
Vogais E, U, I
Vogais: som e escrita
Encontro Vocálico EU
Arte
Ilustração;
Colagem,
Recorte.
Pintura
Educação Física
Brincadeiras, diversos jogos – com materiais e com o corpo, ginástica e alongamento.
Matemática
Seriação, cores, legenda,
Números e quantidade
Ensino Religioso
Oração,
A importância de viver em comunidade
Valores: amor, paz, solidariedade, amizade;
Regras de convivência
Respeito às diferenças;
Arte
Dramatização
Ilustração;
Colagem,
Recorte.
Pintura
Língua Portuguesa
Textos conhecimento prévio, leitura, análise oral e escrita, interpretação, estudo do vocabulário;
Consoantes F, M
Ciências
Higiene ambiental
Hábitos de Higiene
Corpo humano
Cuidados com o corpo
Leitura e escrita
Textos conhecimento prévio, leitura, análise oral e escrita, interpretação, estudo do vocabulário;
Consoantes P,T, N,
Seriação: cores,
Noções de quantidade, tamanho, largura, espessura, comprimento
Textos conhecimento prévio, leitura, análise oral e escrita,