O incrível mundo da robótica!
“ "Eu achei legal porque eu aprendi a fazer um robô com poucos materiais e conheci melhor o mundo da robótica e também a inteligência artificial dos robôs."
Marelize de Lima Quevedo | aluno(a)
“ " Percebi que este projeto, além de excelente, foi bom para desenvolver o raciocínio lógico."
Lara Romeiro Mendes | responsável
Pergunta Exploratória
O que você construiria se pudesse fazer um robô? Como fazer um robô? Quais materiais vamos precisar? Quem pode fazer?
Expedição Investigativa
Visita ao Colégio Medianeira, onde as professoras Ana Maria e Taís e três alunos apresentaram o projeto de robótica através de um vídeo de como se desenvolve a oficina. Em seguida, fomos no laboratório onde acontece a criação, confecção e a programação dos mini robôs. Na oportunidade reforçou-se a utilização de materiais recicláveis para a confecção dos mesmos, bem como houve uma série de explicações sobre a iniciação da robótica,
Ao final, os alunos e professores responsáveis pela oficina de robótica presentearam os visitantes com um mascote robô da turma.
Objetivos
Estimular os alunos a utilizarem recursos tecnológicos para o desenvolvimento intelectual e social.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professora e palestrante da área.
Articulação com o currículo
Pesquisas sobre a História da Robótica: Primeiro robô, inventores, países, utilidade.
Palestra com o professor Márcio sobre Tecnologia
Explorar o Filme: Robôs.
Pesquisas no laboratório de informática sobre: Robótica para iniciante e Construção de mini robôs.
Seminário de socialização das pesquisas com as turmas do 1º ao 3º.
Sessão Cinema: Wall-e.
Planejamento, protótipo, pesquisa de materiais, testes para a construção de robôs.
Construir um mini robô da turma (cada turma terá o seu robô).
Visita à feira de robótica do Colégio Medianeira.
Socialização dos robôs construídos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A expedição investigativa foi uma experiência sensacional, no retorno os alunos relataram como utilizar o lixo reciclável para construir mini robôs, assim como foi interessante o movimento dos robôs, e encantaram-se em poder ligar um motor de 3 volts. No conselho, foi escolhido o nome do mascote da turma: robô GREEN.