Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Descobrindo os Animais Pequenos “Este projeto foi super legal”
“Incrível”.
“É muito legal aprender sobre bichinhos e natureza”
“Quando crescer, vou ser cientista para fazer experiências”
“Adorei conhecer tantos bichinhos”,
“Todos os animais foram legais de aprender, mas o que mais gostei foi de aprender as minhocas
Alunos da turma | aluno(a)
È de muita importância a família interagir e ser presente na escola, e isso foi possível através deste projeto. Também é importante buscar assuntos diferentes que as crianças gostem e sintam interesse e trazer para a sala da aula, além de incentivar a falar e expressar melhor.
Pais responsável | responsável
Pergunta Exploratória

O que vejo no pátio da escola que me chama atenção?

Expedição Investigativa

Inicialmente foi perguntado aos alunos o que gostariam de aprender, não surgindo nada, fizemos um passeio pelo pátio da escola para que os alunos tivessem um novo olhar para o local, visualizando e percebendo diferentes coisas. Retornando para a sala de aula, fizemos uma roda de conversa, elencamos no quadro todas as coisas que chamaram a atenção e acharam interessante, e ainda fizeram um desenho para registrar. A partir daí surgiu o tema que iriam trabalhar: Descobrindo animais pequenos.

Objetivos

Possibilitar aos alunos que conheçam os animais pequenos que vivem em jardins ou hortas, a fim de construir conhecimentos sobre este universo.

Comunidade de Aprendizagem

Enfermeira Charline Ritter, Aluna do sétimo ano Gabriela Carmelina Kaffer Giacobbo, fantasiada de lesma Lúcia-Já-Vou-Indo, Mãe de aluno (a): Clarice Kaffer Giacobbo

Articulação com o currículo

*Animais vertebrados e invertebrados
*Solo
* Identidade
* Expressão corporal
* Oralidade
* Autonomia
* Coordenação motora
* Motricidade fina
* Conceitos de grande/pequeno; maior/menor; longe/perto
* Higiene
* Percepção corporal
* Percepção temporal
*Percepção espacial
* Cores
* Vogal A
* Vogal E
* Quantidades
• Vogal I
• Conceitos de lateralidade esquerda/direita
• Percepção espacial
• Percepção temporal
• Valores
• Oralidade
• Expressão corporal
• Coordenação motora
• Motricidade fina e grossa
• Número 0
• Número 01
• Numero 02
• Musicalidade Como é trabalhado?
*Tipos de moradia
* Sentidos
*Numero 03
* Numero 04
• Anatomia do corpo
• Equilíbrio;
• Expressão oral;
• Coordenação motora;
• Valores: humildade e solidariedade
• Conceitos de lateralidade
• Tipos de moradia
• Vogal O
• Vogal U
• Número 05
• Número 06
• Oralidade
• Pesquisa e cartaz dos aniversariantes
• Valores: organização, trabalho em equipe, amizade
• Anatomia do corpo
• Tipos de moradia (semelhanças e diferenças)


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLEGÁRIO FALCÃO

Turma
Pré-Escolar A e B

Número de alunos
12

Educadores
Luciane Post de Abreu
Bruna Käffer Giacobbo

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Erval Seco

Cooperativa
SICREDI ALTO URUGUAI RS/SC

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ERVAL SECO

Apoiadores
Enfermeira Charline Ritter, Aluna do sétimo ano Gabriela Carmelina Kaffer Giacobbo, fantasiada de lesma Lúcia-Já-Vou-Indo, Mãe de aluno (a): Clarice Kaffer Giacobbo

Foi muito bom trabalhar esse projeto,as crianças adoraram pois adoram os animais.Objetivo alcançado.