Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecendo um pouco mais sobre dois pequenos animais: Borboleta e João-de-barro
Pergunta Exploratória

Que pequenos animais vemos neste lugar?

Expedição Investigativa

Foi realizada ao ar livre em um lindo pátio da comunidade onde está situada a escola. As crianças foram estimuladas a serem investigadoras, circulando e observando a partir da pergunta exploratória. Despertar nas crianças maior interesse e curiosidade buscando instigar as crianças para os cuidados e amor com a natureza e os seres que dela fazem parte compreendendo que tudo se transforma e se considerando parte da natureza.

Objetivos

Integrar e incentivar maior participação da família e envolvimento na aprendizagem das crianças foram realizadas diversas atividades integrando as famílias como fortalecedores no processo.

Comunidade de Aprendizagem

Em busca de integrar e incentivar maior participação da família e envolvimento na aprendizagem das crianças foram realizadas diversas atividades integrando as famílias como fortalecedores no processo. Também as demais pessoas da escola foram envolvidas em conversas e pesquisas sendo professores e funcionários.

Articulação com o currículo

É de fundamental importância promover a articulação curricular, pois favorece aprendizagens significativas, quer por razões de melhor acesso ao conhecimento cognitivo, quer por razões de relação entre esse conhecimento e questões sociais e familiares dos alunos. Mesmo que na educação infantil os conteúdos disciplinares não estão diretamente expostos é de suma importância o trabalho desenvolvido interdisciplinarmente o que abre o campo de experiências para as aprendizagens, ainda levou-se em consideração inicial sendo também orientação do programa o conhecimento prévio de cada um.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Processo Assemblear/Conselho de Grupo:\nForam várias as conversas com os colegas de turno tentando compreender com mais ênfase o objetivo do projeto e durante as rodas de conversa através de troca de experiências teve-se grandes crescimento para o trabalho. Bem como o auxílio da prof. Consuelo sempre orientando para seguir os trabalhos

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro I

Diretor
Janilse Fiorini Romani

Turma
Jardim A e B

Número de alunos
5

Educadores
Sirlei Maria Casasolla

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Mariano Moro

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MARIANO MORO

Apoiadores
Sicredi Norte (RS/SC) e secretaria municipal de Educação

Assessoria Pedagógica
Daculdade IDEAU Consuelo Piaia
Foi um projeto muito bom de se desenvolver pois as crianças sempre estiveram bastante entusiasmadas para trabalhar pesquisando, ouvindo e acompanhando as atividades desenvolvidas. A experiência mais incrível foi acompanhar todo o processo de transformação da lagarta que foi desde a observação dos ovos da borboleta até a formação do casulo e nascimento da borboleta que logo em seguida as crianças entregaram para a natureza. Seguindo com o projeto buscamos entender um pouco a incrível sabedoria do João-de-barro. As crianças continuaram entusiasmadas para as observações, construção da maquete com barro e argila imitando o João-de-barro.
Sirlei Maria Casasolla | Professor(a)