Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Comunicação: Passado X Presente (formas de interpretações) Eu gostei de participar do trabalho sobre comunicação, e de conhecer a Rádio Cultura de Itatiba do Sul e o Jornal e TV Bom Dia, de Erechim, com a professora Rejane Copercini Scariot. Aprendemos bastante sobre a evolução dos meios de comunicação, por exemplo,rádio, TV, celular, charges, cartuns, caricaturas, etc. Foi muito legal.”
Gabriele Pelissa, 7º. Ano. | aluno(a)
Pergunta Exploratória

1. Qual a diferença entre charge, cartum, caricatura e tira?

Expedição Investigativa

: Com a ajuda do professor Antonio Zeist, foram espalhados pela sala, vários materiais de leitura. Entre estes havia diferentes tipos de textos, como por exemplo, revistas, folders, panfletos, manuais de instruções. O objetivo desta atividade era ver se os alunos se interessariam pela leitura e descoberta de maneiras diferentes de comunicação entre as pessoas. Para nossa satisfação o interesse em manusear e ler foi grande.\nComo segunda atividade investigativa, os alunos passearam pela feira do município, que aconteceu em março e perceberam e anotaram como os expositores e autoridades presentes se relacionavam com o público presente.\nA terceira atividade foi em forma de questionário.\nApós esta atividade o professor Antonio Zeist, por motivos particulares, deixou o programa. A partir desse momento a professora Rejane Copercini Scariot passou a trabalhar sozinha com o grupo.

Objetivos

Entender qual o papel da comunicação na vida social urbana e rural.

Comunidade de Aprendizagem

: Alunos do 7º. Ano, professora, funcionários da Rádio Cultura, de Itatiba do Sul; funcionários da TV e Jornal Bom Dia de Erechim.

Articulação com o currículo

Charges, tiras, cartuns, caricaturas, carta enigmática, bilhete, carta pessoal, oralidade, entrevistas, comunicação virtual, leitura, interpretação e produção textual de diferentes tipologias. Charges, tiras, cartuns, caricaturas, carta enigmática, bilhete, carta pessoal, oralidade, entrevistas, comunicação virtual, leitura, interpretação e produção textual de diferentes tipologias.Em 30 de julho de 2018, os alunos do 7º. Ano, foram ao laboratório de informática para pesquisar e responder as questões que eles mesmos fizeram quando disseram o que queriam saber sobre comunicação, que faz parte do Programa União Faz a Vida. As perguntas foram. Qual a diferença entre charge, cartum, caricatura e tira?\nCharge: Faz uma sátira de acontecimentos atuais, geralmente na esfera política e esportiva a fim demonstrar indignação ou insatisfação com a situação vigente. Além disso, a charge sempre usa caricatura para representar os personagens envolvidos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema “ Comunicação” se deu pela necessidade de acompanhar as mudanças e conhecer um pouco da história deste processo tão importante. Após a realização da expedição investigativa o trabalho começou com questões sobre o que já sabiam sobre o assunto e o que gostariam de saber. A partir daí começaram as pesquisas sobre charge, cartum, tira e caricatura. Depois das pesquisas feitas, os alunos criaram cartuns sobre situações sobre meio ambiente e queimadas. Também fizeram caricaturas de personagens famosos tipo, Luan e Douglas – Grêmio, Anitta, Pablo Vitar e cena do filme “Crepúsculo”No dia 09 de agosto, os alunos do 7º. Ano tiveram a oportunidade ve visitar a sede da Rádio Cultura de Itatiba do Sul, one foram muito bem recebidos e onde puderam fazer muitas perguntas e matar a curiosidade.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Jubaré

Diretor
Lorena Teresinha Miotto

Turma
7º. Ano

Número de alunos
5

Educadores
Rejane Copercini Scariot

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Barra do Rio Azul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE BARRA DO RIO AZUL

Apoiadores
Secretaria da Educação, Sicredi

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU-Assessor Jean Zimerman
Participar de mais um projeto do Programa a União Faz a Vida é sempre um desafio grande. Este ano não foi diferente. Foi muito gratificante ver a curiosidade estampada no rosto dos alunos toda vez que visitamos lugares diferentes( rádio, jornal e TV). Durante a realização do projeto, houve empenho por parte dos alunos e colaboração por parte da Secretaria de Educação Municipal e direção da escola. Por este motivo os resultados foram bons e positivos.
Rejane Copercini Scariot | Professor(a)