Classificação:
Período de desenvolvimento: 2018 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A Preservação da Natureza Durante o projeto realizamos passeios investigativos na Trilha do Serelepe e no Horto Botânico. Antes de chegar na trilha, visitamos os viveiros de mudas, que são para reflorestar os lugares degradados. Conhecemos diferentes tipos de plantas e solos, e aprendemos muito sobre fauna e flora. Foi muito divertido estudar sobre o projeto, na visita a Trilha do Serelepe aprendemos sobre o preparamento das árvores matrizes para fazer a coleta de sementes.
Maiara Fiabani | aluno(a)
Pergunta Exploratória

O que vocês conseguem observar neste espaço?

Expedição Investigativa

A expedição foi visitar o Rio Paloma no pontilhão, perceber a ação da natureza e mudanças ocasionadas pela destruição, fruto da mão humana. A pergunta exploratória foi: O que vocês conseguem observar neste espaço?

Objetivos

Conhecer o meio ambiente como um sistema natural com seus recursos e que precisam de cuidado e preservação pela vida animal, vegetal e física.

Comunidade de Aprendizagem

alunos, professores, motoristas, CDA

Articulação com o currículo

natureza, fauna e flora, solo e tipos de solo, cultivo e preservação, conseqüência da erosão, cuidado com os agrotóxicos, preservação das nascentes, lixo, desperdício, mineração, esgoto, poluição, eletricidade. Formas de relevo, verbos, leituras, cópias, textos.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Jubare

Diretor
Lorena Teresinha Miotto

Turma
4º Ano

Número de alunos
8

Educadores
Ivanir Clementina Dalla Rosa

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Barra do Rio Azul

Cooperativa
SICREDI UNIESTADOS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE BARRA DO RIO AZUL

Apoiadores
Secretaria da Educação, Sicredi

Assessoria Pedagógica
Faculdade IDEAU-Assessor Jean Zimerman
Gostei de explorar o tema sobre o Meio Ambiente, onde foi proveitoso sentir nos alunos grande interesse nas descobertas e curiosidades sobre o mesmo. Já no passeio investigativo observei a curiosidade de cada aluno em cada detalhe e mudanças ocorridas pela influência das chuvas e enchentes. Também comentaram que o homem pode ajudar como destruir o meio ambiente. Os alunos tiveram consciência e dignidade em destacar que as margens de rios devem estar florestadas para impedir a erosão, entrada de terra na água e manter as águas limpas para a vida dos peixes e recreação das pessoas. Visitar os lugares mexeu com o emocional dos alunos, ver tanta beleza e destruição. Desgaste das rochas com a força das águas e barrancos descobertos. Conhecer diferentes nomes de flores e plantas. Conseguir utilizar os conteúdos do currículo permeando com o projeto. Assistir vídeos educativos, fazer pesquisa.
Ivanir Clementina Dalla Rosa | Professor(a)